A partir desta terça-feira, 24, as operadoras móveis poderão começar a utilizar a frequência de 700 MHz para LTE em São Paulo e nos municípios paulistas de Santo André, São Bernardo e São Caetano do Sul. A liberação será marcada por solenidade da Anatel em Brasília. Ainda na sexta-feira passada, a Claro anunciou a ativação da frequência na capital paulista após a liberação do uso do espectro pela Anatel. E nesta segunda, 23, a TIM também afirmou que deverá dar início à operação com o espectro “nos próximos dias”, assim como a Vivo.
A faixa de 700 MHz foi liberada na região metropolitana paulistana após a campanha de mitigação preventiva – segundo a Anatel, a população foi informada sobre como agir em caso de interferência na TV aberta digital. Com isso, o uso da frequência no maior centro urbano brasileiro provará se o trabalho da Empresa Administradora da Digitalização (EAD) para prevenir interferências precisará de ajustes. A limpeza do espectro já havia sido feita em São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte em maio, mas pendências impediram o lançamento nas duas primeiras até agora.
Em comunicado, a TIM afirma que a infraestrutura de rede já está pronta para a ativação desde o início de julho. A operadora conta com 1.131 municípios licenciados nesse espectro, incluindo 25 capitais. A empresa diz que a próxima a contar com a frequência deverá ser Florianópolis, mas a meta é chegar a 4 mil cidades brasileiras com 4G até 2020, alcançando 96% da população urbana.
Já a Claro ressaltou também o início da operação da faixa de 700 MHz em São Paulo após outras capitais, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. A operadora destaca que a frequência será utilizada em São Paulo e nas demais cidades com agregação de portadoras (junto com faixas de 1.800 MHz e 2,5 GHz) para, junto com funcionalidades avançadas (sistema de múltiplas entradas e saídas MIMO 4×4 e modulação de 256QAM no downlink), oferecer a tecnologia LTE-Advanced Pro, chamada comercialmente de 4,5G e atualmente presente em mais de 150 cidades.
Em comunicado, a Vivo declarou que começará a operar com a frequência tão logo seja possível – o que indica que também deverá ser nos próximos dias. Segundo a operadora, a empresa “ampliará sua cobertura 4G com a utilização da frequência 700MHz para diversos municípios no estado de São Paulo, incluindo a capital, logo após a finalização dos trâmites legais e regulatórios da Anatel”.