Ilustração: Nik Neves
A Comissão Europeia abriu uma investigação para apurar uma possível formação de cartel entre duas das maiores empresas de delivery de comida da Europa: a alemã Delivery Hero e a espanhola Glovo.
Hoje, a Glovo é uma subsidiária integral da Delivery Hero. A aquisição aconteceu em julho de 2022. Mas nos três anos que antecederam a compra, mais precisamente entre julho de 2018 e julho de 2022, a empresa alemã manteve uma participação acionária minoritária na espanhola. A investigação é a respeito desse período pré-aquisição.
A suspeita é de que a Delivery Hero se aproveitou da sua posição de acionista minoritária e tenha articulado com os controladores da Glovo algumas práticas anticompetitivas que caracterizariam a formação de um cartel, como a divisão territorial de atuação, e a troca de informações comerciais sensíveis, como estratégias de vendas, custos, características de produtos etc. Além disso, as duas empresas teriam feito um acordo de não agressão na área de recursos humanos, para as empresas não aliciarem funcionários uma da outra.
Primeira vez que Comissão Europeia investiga esse tipo de cartel
É a primeira vez que a Comissão Europeia investiga práticas anticompetitivas em decorrência de uma participação minoritária. E é também a primeira vez que investiga um acordo de não agressão em recursos humanos.
A Delivery Hero é listada na Bolsa de Frankfurt, está presente em mais de 70 países e tem mais de 500 mil restaurantes parceiros. A Glovo, por sua vez, opera em 25 países, somando 1,3 mil cidades.