O aplicativo Abastece Aí (Android, iOS), da Ipiranga, já superou a marca de 500 mil downloads em menos de um ano de existência. Ele faz parte da estratégia do grupo de se tornar o que chama de um "posto completo" e cada vez mais digital. Através do app, os 22 milhões de consumidores que fazem parte do seu programa de fidelidade podem pagar pelo abastecimento de combustível com desconto, se forem também usuários do sistema ConectCar, que pertence ao mesmo grupo. O ConectCar utiliza uma tag no vidro do automóvel e foi criado originalmente para facilitar o pagamento de pedágio e estacionamentos de shoppings. Em entrevista para Mobile Time, o gerente executivo de desenvolvimento de varejo da Ipiranga, André De Stefani Gonçalves, falou sobre a importância estratégica do Abastece Aí e comentou sobre a decisão de manter três apps separados (Abastece Aí, ConectCar e Km de Vantagens). De Stefani participará do painel "O varejo físico e as tecnologias móveis", que acontecerá no dia 4 de outubro, no auditório do WTC, em São Paulo, como parte do 9º Forum Mobile+, evento organizado por Mobile Time, TI Inside e Teletime.

Mobile Time – Por que a Ipiranga decidiu criar uma opção de pagamento através da combinação de um app novo e o tag da Conectcar? Quais as vantagens para a empresa de estimular o uso do Abastece aí?

André De Stefani Gonçalves – Atenta às mudanças de comportamento do consumidor, que passou a utilizar muito mais tecnologia no seu dia a dia, a Ipiranga aproveitou a oportunidade de unir um produto já existente, que é o ConectCar, e agregar a possibilidade de o cliente abastecer com desconto na hora, de forma descomplicada, rápida e eficiente. Ser um Posto Completo, com uma retaguarda multifuncional, oferecendo diferentes soluções aos nossos clientes já é algo esperado. Queremos surpreender os nossos clientes e levar mais inovação para a rede. Estamos nos aproximando do conceito de 'posto completo', cada vez mais digital. Queremos estar conectados ao cliente, de forma que traga relevância e conveniência. Como resultado, buscamos novos clientes, novos participantes para o nosso programa de fidelidade Km de Vantagens, mas desejamos também manter os que são fiéis à nossa marca e, portanto, levando mais um novo benefício que o motivará a manter o relacionamento com a Ipiranga.

Qual o balanço desses primeiros meses de operação do Abastece aí? Como tem sido a adesão do público e o que ainda pode ser aperfeiçoado?

O app Abastece Aí da Ipiranga é uma iniciativa pioneira no setor, mas tem pouquíssimo tempo de lançamento, portanto, ainda não alcançou o estágio de maturidade necessário para avaliarmos concretamente o desempenho do aplicativo. Ainda é um serviço de nicho, mas tem crescido substancialmente. Pelas pesquisas que temos conduzido, os clientes veem relevância, principalmente, pelo benefício do desconto no momento do abastecimento, mas como é uma experiência inovadora, sem uma referência no Brasil, a adesão tem crescido conforme entendem a funcionalidade e o enxergam como parte da sua rotina.

Quantas pessoas já pagaram pelo menos uma vez com o Abastece aí? Com que velocidade a base de usuários está crescendo, mês a mês?

Esta é uma pergunta que consideramos estratégica e, por isso, não podemos divulgar, mas como base, até o momento, já tivemos 500 mil downloads. Este número tem tido crescimento muito forte mês a mês.

Hoje há três apps que se interligam de certa maneira: Abastece Aí, Km de Vantagens e ConectCar. Não seria o caso de consolidá-los no futuro em um ou dois apps? Se não, por quê?

Esse é um dilema que muitas empresas que estão na vanguarda do mercado passam. A nossa crença e estratégia é construir aplicativos que tenham uma função específica para o dia a dia do nosso cliente e relacionamento com a Ipiranga. O Abastece Aí é o nosso aplicativo de abastecimento com o desconto, o app Km de Vantagens é o relacionamento do cliente com o programa com opções de acúmulo e resgate de km de vantagens e o app ConectCar é o gestor de sua conta ConectCar.

Qual é hoje o tamanho da base de participantes do programa Km de vantagens?

O Km de Vantagens é o maior programa de fidelidade do Brasil contando atualmente com mais de 22 milhões de participantes.

Na sua opinião, o brasileiro costuma ser fiel a postos de gasolina? Por quê? Quais fatores mais influenciam o consumidor brasileiro a ser fiel a uma rede de postos de gasolina?

Como o segmento de combustíveis é uma commodity, a Ipiranga vem trabalhando a estratégia de diversificação da oferta, por meio de novos produtos e serviços para se diferenciar no mercado. Embarcado nesta estratégia, trabalhamos o conceito de 'Posto Completo', com uma retaguarda multifuncional, onde o cliente passa no posto e consegue resolver boa parte do que precisa, como por exemplo: recarregar o celular, sacar dinheiro, ir à farmácia, comprar um lanche, tomar um café, trocar o óleo, acumular Km de Vantagens e abastecer o seu carro.  Temos caminhado para nos tornamos também cada vez mais digitais, entregando soluções que vão além dos serviços de posto, mas que englobam lazer, entretenimento, viagens, alimentação, tecnologia e outros que são relevantes para o dia a dia dos clientes.

O Abastece aí foi desenvolvido em parceria com a Gigigo. Qual a sua avaliação da parceria com essa empresa na construção da estratégia mobile da Ipiranga?

A construção de parcerias sólidas é algo que está bem em linha com nossa estratégia de diversificação. Levamos o mesmo conceito quando construímos o Abastece Aí tendo como parceiro a Gigigo, que nos apoiou no desenvolvimento e evolução do aplicativo pensando sempre na experiência do cliente na tela do smartphone e no nosso ponto de venda.

André De Stefani Gonçalves, da Ipiranga

 

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