O Google apresentou para o Brasil o modo de direção do Google Assistente nesta quinta-feira, 23. Durante o evento New Voice, Marco Oliveira, head de parcerias do Google Assistente na América Latina, afirmou que a ferramenta chegará aos usuários de Android nas próximas semanas.
“Estamos lançando o modo de direção em dez países, que transforma o celular no painel do carro com navegação e multimídia. Será lançado nas próximas semanas no Brasil”, explicou Oliveira.
Com o novo modo, o usuário dirá “Ok Google, vamos dirigir’ e um painel abrirá com o modo de direção ou ao conectar o smartphone ao Bluetooth do carro. Nele, o usuário pode iniciar uma rota de navegação, ver histórico de ligações e mensagens, responder chamadas telefônicas e até usar alguns aplicativos – que não tiram tanto a atenção do motorista.
Entre os apps liberados para uso estão YouTube Music, SoundCloud, Amazon Music e Audible.
“Nos últimos dois anos temos desenvolvido mais aplicações de Google Assistente com tela. Temos trabalhado esse tema com as empresas. Um exemplo são os desenvolvedores de games”, afirmou Oliveira. “Outro aspecto são os app actions, ou seja, ações com voz que as pessoas usam em seu apps Android no dia a dia”, concluiu.
Android Auto
Além do modo de direção, o Google apresentou novidades para o Android Auto e seus 100 milhões de carros no mundo. Os usuários poderão ouvir músicas, notícias e recomendações de podcast do Google Assistente, assim como jogar games rápidos (GameSnacks) no painel de infoentretenimento enquanto o carro está parado.
O usuário ainda poderá escolher qual chip receberá a ligação enquanto conectado no Android Auto, se tiver DualSIM; e será possível criar um “perfil de trabalho” que mostrará os próximos compromissos no painel do veículo.
Aos donos de carros elétricos, o Google Maps passa a indicar estações de reabastecimento quando o usuário falar “Ok Google, encontre uma estação de carregamento” ou “Ok Google, encontre o carregador EV mais próximo”.
Note-se ainda que o mercado norte-americano terá opção para quitar a conta no posto de gasolina ao dizer “OK Google, pague a gasolina”. De acordo com nota da companhia enviada à imprensa, a opção de pagamento ainda não tem data para chegar ao Brasil.