A tecnologia de comunicação por aproximação NFC já está em teste há alguns anos no Japão, na Coreia do Sul e na França, mas agora sua adoção começa a ficar mais consistente e tem se expandido para Cingapura, EUA, Canadá, Reino Unido e Turquia. Uma terceira onda já começa a despontar, com a Itália puxando a fila. Segundo Philippe Vallée, vice-presidente executivo de telecom da Gemalto, um número maior de países deve aderir em breve, entre eles Brasil, Espanha, China, Austrália, Alemanha, Rússia, Holanda e Polônia.

“Agora, o movimento está bem mais rápido”, avalia. A prova dessa movimentação foi o lançamento ontem, nos EUA, do sistema ISIS, que tem como principais parceiros as operadoras AT&T, T-Mobile e Verizon que se uniram a quatro bancos para criar o produto. “Pesquisas mostram que 86% dos consumidores estão interessados no sistema, 68% deles por razões de conveniência.” Ele ressalta que o NFC simplifica a vida do usuário e abre um leque de oportunidades para as operadoras de oferecer serviços de alto valor adicionado.

Vallée ressalta, ainda, que toda semana são vendidos 1 milhão de aparelhos com NFC no mundo e que, até 2016, 85% dos PoS devem permitir transações contactless (por proximidade). “Os lançamentos comerciais recentes usando NFC têm como base soluções que já foram suficientemente testadas. É importante, porém, que se criem novas aplicações: o NFC vai muito além de pagamentos e transporte”, diz.

As informações foram divulgadas no evento GSM Association NFC & Mobile Money Summit, que acontece esta semana em Milão e está sendo acompanhado in loco por este noticiário.

 

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