As filas nos restaurantes das praças de alimentação dos shoppings desanimam qualquer um. Os aplicativos de delivery ajudam quem não quer sair de onde está. Mas e quem não vê a hora de aproveitar o tempo do almoço para dar um refresco do trabalho, como faz? Os sócios Fernando Taliberti e Alexandre Dinkelmann pensaram numa solução para o consumidor que quer usar melhor seu tempo livre, e para o dono do restaurante, que vê muitos potenciais clientes irem embora ao ver uma fila gigante em seu estabelecimento. O Onyo (Android, iOS) é um aplicativo para que o usuário peça a comida de restaurantes bares, cafés e lanchonetes, pague in-app e seja informado quando seu pedido estiver pronto.
A solução dá uma estimativa do tempo para o pedido ficar pronto antes mesmo de ser enviado, em tempo real, com base em um algoritmo desenvolvido especialmente para isso. Ele também permite o acompanhamento das etapas online. E, quando estiver pronto, o cliente pode escolher se vai pegar seu pedido no balcão para viagem ou para comer ali no restaurante. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou vouchers refeição (como Alelo, Ticket, VR e Sodexo). No futuro o Onyo deverá aceitar cartão de débito.
“De um lado, o lojista enfrenta custos fixos altos todos os dias (locação, mão de obra, sistemas, impostos), e tem pouquíssimo tempo durante o dia para, de fato, realizar suas vendas. Também não tem uma proximidade com o cliente, como uma empresa online, que, de acordo com o histórico do usuário, consegue fazer recomendações inspiradas no gosto do cliente. Com essa percepção, nós decidimos criar algo além do delivery ocasional que já existe no mercado. Pensando no lado do comerciante, foi algo que evitasse que o restaurante perdesse vendas nos horários de maior movimento. Para o consumidor, algo que torna sua refeição mais prazeirosa e que se adequasse ao seu tempo”, explica Taliberti.
Apesar de os sócios terem iniciado as atividades do app no Rio de Janeiro, o carioca só pode testá-lo com o Vivendas do Camarão do BarraShopping. Eles decidiram concentrar os esforços iniciais em São Paulo, onde estão em 25 shopping centers da cidade, como Shopping Mooca Plaza, Center Norte, Pátio Paulista, Frei Caneca, Top Center, Bourbon Shopping, Ibirapuera, Iguatemi, Eldorado, além de algumas ruas da cidade (Rua Tuim e Dr. Cardoso de Melo), e espaços comerciais (Torre Z e Tower Bridge), além do Hospital Sírio Libanês.
Restaurantes
Taliberti explica que sua empresa faz parceria com as redes de restaurantes, que, por sua vez, levam a proposta da Onyo para as lojas próprias. A partir daí, eles ajudam a entrar em contato com os franqueados para implantar a solução. “Com um caso de sucesso na rede, é fácil gerar interesse de colocar nas outras lojas”, explica. “A Onyo permite que as lojas vendam mais, sem a limitação de capacidade do caixa, e também ajudamos a marca a se relacionar com o consumidor, através de avaliações e resposta a estas avaliações, de um módulo de programa de fidelidade e de outras ações de fidelização para trazer este consumidor de volta.”
Números
A plataforma conta com mais de 75 mil usuários cadastrados e mais de 30 mil que usaram o app nos últimos 30 dias. Diariamente mais de 3 mil pessoas abrem a Onyo, e os consumidores que já usam o aplicativo há mais de um mês costumam pedir com uma frequência média próxima de quatro vezes por mês, ou seja, uma vez por semana, embora haja consumidores que fazem mais de 20 pedidos por mês.
Expectativas
Para 2019, a perspectiva é superar a meta de 1 mil restaurantes ativos, sendo cerca de metade em São Paulo, e os outros 50% em outras capitais, como o próprio Rio, mas também em municípios do interior paulista.
“Nosso valor número um é a melhor experiência do cliente. Para que ele tenha uma boa experiência, no entanto, sabemos que precisamos de uma boa oferta de restaurantes. Vamos fazer a ativação por praças com uma oferta inicial sempre adequada de restaurantes, para que esse consumidor tenha vontade de usar o app todos os dias”, diz Taliberti.