Em um ano de Pix, o usuário do PicPay (Android, iOS) economizou, em média, cerca de R$ 130 em tarifas e 12 horas e 30 minutos em filas de bancos. Ao todo, os clientes da carteira digital economizaram R$ 2,3 bilhões em taxas ao pagar com os pagamentos instantâneos.
Para fazer o levantamento, a empresa comparou o número de Pix enviados no PicPay com a média das tarifas das transações TED do mercado e com o tempo médio de fila informados pelo Banco Central.
O estudo também mostra que os usuários do PicPay utilizaram a solução em maior volume entre 11h e 21h, com picos entre 11h e 12h e das 18h às 19h, fora do horário comercial.
Houve um salto no uso do Pix: o que o PicPay enviou de transações nos primeiros 30 dias de implantação dos pagamentos instantâneos do Banco Central é o montante enviado atualmente em um único dia.
Outro dado informado no levantamento da carteira foi que 60% dos clientes que optaram por pagar ou receber via Pix o fizeram de forma recorrente nos últimos 30 dias. Esse tipo de pagamento também gerou maior engajamento: aqueles que adicionaram saldo à carteira por meio do Pix gastaram duas vezes mais e realizaram 2,3 vezes mais transações do que outros usuários.