A montadora Ford está utilizando realidade aumentada para assistência técnica e suporte aos técnicos automotivos da rede global de revendedores da empresa a partir da aplicação TeamViewer Frontline.
O novo serviço é oferecido pelo Centro de Assistência Técnica da Ford, formado por uma equipe centralizada de diagnóstico e solução de problemas que pode ser acionada por meio de telefone ou portal para prestação de suporte em tempo real a todos os técnicos das revendedoras Ford e Lincoln que identificam e realizam reparos em veículos de clientes em qualquer parte do mundo.
No programa da montadora, chamado de See What I See (Veja o Que Vejo, em português), os especialistas do Centro de Assistência Técnica iniciam uma sessão remota em AR com a aplicação do TeamViewer Frontline e usando óculos inteligentes RealWear. Dessa maneira, os profissionais são capazes de visualizar e compartilhar exatamente o que o técnico de reparo está observando no automóvel. A partir daí, os técnicos conseguem adicionar anotações à tela e compartilhar documentação complementar diretamente na linha de visão dos mecânicos, bem como ampliar, partilhar imagens, gravar a sessão e até mesmo ligar lanternas remotamente.
Sob a perspectiva do técnico de reparo dentro das concessionárias, ele liga seus óculos inteligentes e aceita uma chamada de vídeo.
O programa da Ford é utilizado por mais de 400 revendedores nos Estados Unidos, México, África do Sul, Tailândia, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido. Atualmente, a montadora promove o novo programa de suporte em toda a sua rede de 3,1 mil revendedores com base nos EUA.