O aplicativo Quicko (Android, iOS) firmou parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da secretaria de Transportes (SMTR). A partir de agora, os usuários do Quicko no Rio de Janeiro poderão ser informados pela SMTR sobre eventuais mudanças no sistema, além de receber alertas sobre a situação do transporte público da cidade.
Além disso, pelo Quicko será possível coletar relatos dos usuários e produzir dados sobre o comportamento diário dos passageiros do transporte público na cidade. Os usuários poderão indicar no app se o serviço daquela determinada linha está sendo prestado de forma correta; se o ônibus está atrasado; se há lotação; se o veículo está mal preservado; e se as informações sobre a linha estão desatualizadas. De acordo com o app, essas informações vão gerar insumos para apoiar a formulação e implementação de políticas públicas de mobilidade que visem a melhoria dos deslocamentos na cidade.
O Quicko está disponível em oito regiões metropolitanas do País, informando em tempo real a previsão de chegada das linhas de ônibus, assim como sugestões de rotas mais rápidas e baratas para os usuários do transporte público. Em Salvador/BA e em Lauro de Freitas/BA, por exemplo, o app mostra quanto tempo falta para a chegada do próximo trem do metrô e a lotação dos vagões do Metrô Bahia. Vale dizer aqui que a Quicko nasceu em 2018 a partir de uma parceria com o grupo CCR e J2L Partners.