O aplicativo Rappi (Android, iOS) foi multado em R$ 1,36 milhão pelo Procon do Rio de Janeiro devido a denúncias de consumidores que teriam sido cobrados de taxas de forma indevida nesta terça-feira, 23.

A “taxa de seleção obrigatória”, segundo os usuários, passou a ser aplicada para quem comprasse no app durante a pandemia sem informação prévia ou justificativa.

Por meio de sua assessoria de comunicação, o Rappi informou a este noticiário que ainda não foi notificado.

Facily

Também nesta terça-feira, o mesmo Procon informou que convocou a empresa Facily (Android, iOS) para explicar problemas causados a consumidores na entrega de pedidos, falha de atendimento no pós-venda e outras práticas que ferem o Código de Defesa do Consumidor.

A Facily deverá apresentar sua defesa prévia no prazo de dez dias contados do recebimento da notificação.

Em resposta, a Facily informou ao Mobile Time que “está trabalhando junto ao Procon-RJ para atender às recomendações do órgão de defesa do consumidor. A empresa reforça que investe fortemente em tecnologia para melhorar e aperfeiçoar ainda mais os setores de atendimento e distribuição a nível nacional. A companhia destaca também que disponibiliza um ícone exclusivo no aplicativo para que o consumidor possa cancelar sua compra a qualquer momento. A Facily lamenta o ocorrido e reitera o seu compromisso em democratizar o e-commerce”.

Vale lembrar que a empresa já passou pelo mesmo processo no Procon-SP, firmou acordo com o órgão paulista e começou a reembolsar os clientes que se sentiram lesados e buscaram a fundação para registrar suas reclamações .

A Facily é uma plataforma de comércio social que oferece descontos de até 70% em itens da cesta básica, hortifrúti, mas também produtos de diferentes categorias.

 

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