Em 2020, a Apple deu um prazo para que aplicativos e desenvolvedores que oferecessem serviços de grupo e eventos online pagos se adaptassem para oferecer serviços que antes eram presenciais para o digital por conta da pandemia do novo coronavírus e os poupou temporariamente do cumprimento da política de compras in-app da empresa. Nesta segunda-feira, a empresa de Cupertino anunciou que vai estender o prazo para até 30 de junho.
Assim, aplicativos nestes segmentos podem usar pagamentos alternativos, de modo a evitar a taxa de 30% ou de 15% que a empresa cobra em seu billing.
A Apple introduziu mudanças em sua política de compra no aplicativo em setembro de 2020, esclarecendo que aplicativos que fornecem “experiências em tempo real de um para poucos e um para muitos”, como aulas on-line e eventos virtuais em grupo, devem processar pagamentos por meio do aplicativo. No entanto, a empresa mudou suas regras para permitir que “experiências de pessoa para pessoa” compostas por apenas duas pessoas, como consultas médicas ou passeios imobiliários, usem outras formas de pagamento.
Depois de enfrentar críticas por cobrar uma comissão das plataformas de eventos em meio à pandemia, a Apple decidiu adiar sua regra para aplicativos de eventos de grupo em novembro de 2020 e depois estendeu a suspensão até 31 de dezembro de 2021.