O mundo teve uma queda de 1% em downloads de aplicativos, totalizando 142 bilhões em 2022, ante 143,5 bilhões de um ano antes. De acordo com a Sensor Tower, a Google Play teve uma queda de 1,5% com 110 bilhões de instalações contra 111,5 bilhões em 2021.
Por sua vez, a App Store cresceu 0,5%, de 32 bilhões para 32,2 bilhões.
Com este cenário, o marketplace da Apple subiu 1 ponto percentual no market share de downloads e possui 23% do total de instalações globais. Consequentemente, a loja de apps do Android caiu 1 ponto percentual, de 78% para 77% do total de instalações.
Vale lembrar, a análise considera todas as instalações de apps em tablets e smartphones com iPhone e Android, exceto os apps pré-instalados e o mercado chinês.
Aplicativos
O app mais baixado em 2022 que não está na categoria de jogos foi o TikTok, com 732 milhões de instalações, uma queda de 1% comparado com 2021. A controladora do TikTok rivalizou com a Meta nas cinco primeiras posições do ranking da Sensor Tower em 2022, uma vez que emplacou o app de vídeos na primeira posição e o aplicativo de edição de imagens, CapCut na quinta posição. Meta teve Instagram na segunda posição, com 700 milhões de downloads, além de Facebook e WhatsApp na terceira e quarta posições, respectivamente.
Desenvolvedores
Por publisher, Meta lidera em todas as categorias (geral mais games), com 2,6 bilhões de downloads puxados pelas instalações de Instagram e WhatsApp na Google Play. A companhia de Mark Zuckerberg tomou a primeira posição do Google, que passou para o segundo lugar, com 2,4 bilhões, por conta de quedas nas instalações do aplicativo de busca do Google. ByteDance aparece em terceiro com 1,4 bilhão de downloads. Mas o destaque fica por conta da Azur Interactive, que pula da 14ª posição para a quarta, com 1,2 bilhão de downloads e o crescimento dos jogos Worms Zone.io e Stack Ball.
Games
Entre os jogos, o Subway Surfers foi o mais baixado em 2022, com 292 milhões de downloads, aumento de 50% ante o ano anterior. Garena Free Fire subiu da terceira para a segunda posição do ranking com pouco mais de 250 milhões de downloads. Já o terceiro colocado com 140,5 milhões de downloads, Stumble Guys foi considerado o sucesso do ano pela empresa de análise de mercado pelos seguintes destaques:
- Lançado em 2021, o jogo foi o que cresceu mais rapidamente na categoria games e na categoria geral na história dos marketplaces;
- Foi o mais baixado na América Latina (52,5 milhões de downloads) e Europa (36 milhões) em 2022;
- O jogo foi o mais baixado em cinco dos dez maiores mercados do mundo: Indonésia (27,5 milhões); Brasil (25 milhões); Estados Unidos (18 milhões); México (12 milhões); Índia (6 milhões).
Em receita obtida com os usuários, os norte-americanos renderam ao Stumble Guys US$ 18 milhões, o Brasil (que não tem uma cultura muito forte de consumo in-app) aparece em segundo com 7,5 milhões e a Itália em terceiro com US$ 6,2 milhões. A Alemanha foi o país com maior receita por download (RPD), US$ 1,34, e aparece seguida por Itália (US$ 1,20), Estados Unidos (US$ 1), Brasil (US$ 0,30) e Indonésia (US$ 0,20).
Pelo fato de Brasil e Indonésia não gastarem muito em compras in-app historicamente, a Sensor Tower chama a atenção que é preciso observar se essa dinâmica do Stumble Guys se repetirá em outros apps, com os países emergentes próximos dos desenvolvidos em consumo dentro do game.