Na tarde desta sexta-feira, 24, celulares de moradores da cidade de São Paulo receberam um alerta para tempestades da Defesa Civil. Anunciado em novembro de 2024, o sistema cell broadcast enviou pela primeira vez mensagens de SMS para alertar os moradores sobre o risco de chuvas fortes na capital.
“Alerta Severo. Defesa Civil: Chuva forte se espalhando pela capital paulista com rajadas de vento e risco de alagamento. Mantenha-se em local seguro”, dizia a mensagem
Todos os celulares com tecnologia de rede 4G e 5G são habilitados para receber as mensagems de cell broadcast. Ao emitir um alerta, o celular solta um sinal sonoro, com a mensagem aparecendo sobreposta ao conteúdo em uso na tela, permanecendo até que o usuário a feche manualmente. O alerta soa mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso.
Além de informar sobre o perigo, o sistema também pode fornecer instruções sobre locais e pontos seguros.
Classificação dos alertas da Defesa Civil
Os alertas são classificados em duas categorias: severo, que indica eventos de alta gravidade, mas com impactos localizados ou menos devastadores, e o nível mais alto de gravidade, o extremo, que indica que um evento catastrófico é iminente ou está em andamento, e que possui alto potencial de causar danos generalizados.
Os alertas são emitidos e regulamentados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que envia as notificações com base na localização dos moradores e em onde ocorrerá o evento climático.