O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta sexta-feira, 24, um novo modelo de verificação em duas etapas para acesso à plataforma Gov.br. A novidade é a unificação do procedimento à administração de dispositivos confiáveis indicados pelos usuários.

A verificação em duas etapas já era uma opção disponível, bastando ao usuário ativá-la nas configurações de segurança após o login. A ferramenta consiste em validar o acesso a partir do ingresso de código encaminhado a uma segunda conta. Agora, a ferramenta vai considerar também o cadastro de dispositivo (celular ou computador) de confiança para solicitar tal validação.

Na prática, a verificação em duas etapas em um dispositivo de confiança poderá ser feita apenas uma vez, dispensando a necessidade de repetir em novos acessos caso seja de interesse do usuário.

A Secretaria de Governo Digital alerta que a exceção deve ser feita com cautela, evitando a ativação em equipamentos compartilhados, isto porque o acesso ao Gov.br permite diversos serviços sensíveis, como a assinatura digital, além da consulta e edição de dados pessoais.

A opção de dispensa estará disponível ao realizar a validação pela primeira vez, conforme a imagem abaixo:

Gov.br; verificação em duas etapas

Imagem exemplifica como dispensar a verificação em duas etapas no gov.br

Adesões à verificação em duas etapas

Entre janeiro e outubro de 2024, o balanço divulgado pelo MGI apontou um aumento de 65% de adeptos à verificação em duas etapas na plataforma Gov.br, representando um salto de 8,2 milhões de pessoas utilizando a funcionalidade no início do ano para 13,6 milhões dez meses depois.

Apesar do crescimento, os usuários que utilizam a ferramenta de reforço de segurança são minoria. De acordo com o MGI, o Gov.br acumula cerca de 164 milhões de usuários.

Há mais de 4,5 mil serviços públicos digitais disponíveis na plataforma, que vem sendo utilizada na validação de identidade dos cidadãos não só para órgãos federais, mas também regionais.

Imagem principal: Aplicativo da plataforma Gov.br. Foto: Carolina Cruz/Mobile Time

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!