O WhatsApp (Android, iOS) lançou nesta quinta-feira, 24, uma atualização no piloto Guia de Negócios, que permite aos consumidores o uso do buscador na tela principal do app para procurar um estabelecimento comercial. Em piloto apenas na cidade de São Paulo desde setembro do ano passado, a nova funcionalidade permite que consumidores encontrem negócios perto de sua casa ou trabalho por meio da digitação no motor de busca interno do app.
Para usar a nova função, basta o usuário clicar na lupa da busca na tela principal e um campo aparecerá na área de pesquisa com uma série de botões como ‘restaurante’ ou ‘mercado e mercearias’. O usuário clica em um desses botões e em seguida é direcionado para a busca do ‘Empresas perto de você’; digita o que deseja procurar e o app mostra uma lista com os contatos das lojas mais próximas.
Antes, os usuários podiam buscar apenas na aba “Empresas perto de você” por meio de filtros de bairro e categorias.
Mobile Time fez uma prova da nova função e pode atestar que é rápida e compreensível. Por exemplo, o sistema encontrou lojas de chocolate ao fazer uma busca por ‘chocolateria’.
Esta é a segunda atualização da funcionalidade. Em outubro de 2021, um mês pós começar os testes, o app de mensageria ampliou os bairros que poderiam testá-la.
Vale lembrar, a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel divulgada na última terça-feira, 22, revela que o WhatsApp está presente em 99% das telas dos smartphones brasileiros.