A inDrive (Android, iOS), plataforma global de mobilidade e serviços urbanos, levantou US$ 150 milhões por meio de instrumento híbrido da General Catalyst, que já havia participado da rodada de investimentos da Série C de US$ 150 milhões da inDrive, liderada pela Insight Partners, em 2021. O aporte será utilizado para investimentos em marketing, além de custos de aquisição e retenção de usuários.
Em nota, a companhia afirmou que o novo aporte dará flexibilidade financeira adicional à inDrive e apoiará o crescimento em escala. Segundo Arsen Tomsky, fundador e CEO da inDrive, a companhia conseguirá manter as altas taxas de crescimento de dois dígitos, aprimorar a qualidade da oferta e desenvolver novas verticais de negócios. Na visão dele, a companhia está em uma posição financeira forte e tem à disposição uma seleção de instrumentos de financiamento que melhor atendem às suas necessidades.
Dados financeiros globais
A inDrive continuou a crescer em 2022, assim como em 2021, com um aumento de 88% na receita bruta ano contra ano. O número de países onde a empresa opera chegou a 47, contra 37 em 2021. A inDrive ampliou sua equipe para 2,7 mil funcionários, distribuídos em 17 escritórios no mundo. 1 mil foram contratados em 2022, ano em que a empresa lançou várias novas verticais, expandindo sua oferta de serviços de transporte de passageiros e cargas, entregas e serviços de mão de obra de profissionais liberais.
App
Segundo dados da data.ai (antiga App Annie), inDrive foi o app de transporte particular de crescimento mais rápido no mundo, em 2022. Houve um aumento de 45% no número de downloads ano contra ano, passando de 42,6 milhões, em 2021, para 61,8 milhões, em 2022. Neste ano, foi o segundo app de transporte particular mais baixado no mundo, segundo dados do Google Play e da App Store.
Crescimento no Brasil
A operação da inDrive no Brasil possui alta representatividade em volume e demanda. O mercado brasileiro está entre os três maiores, dos 47 países onde a plataforma está. Em cinco anos por aqui, a operação vem apresentando crescimento alto e sustentável. Especialmente em 2022, o número de funcionários da companhia aumentou 77%.
Em 2022, a companhia alcançou um crescimento de 157% na receita, em comparação com 2021. Foram feitas 103 milhões de viagens, 49% a mais ano contra ano, em 32 novas cidades, representando um crescimento de 73% na receita desse serviço. O número de entregas saltou 160%, chegando a 1 milhão, em 19 novas cidades, o que significa um aumento de 220% na receita da vertical.
Para 2023, a empresa vai focar na expansão de todas as suas verticais, e pretende também tentar se consolidar como um marketplace de serviços no Brasil. Em comparação com 2022, a previsão da empresa para o País, neste ano, é aumentar em 25% sua base de usuários; o número de viagens para 338 mil por mês; a receita em 51%; para mais 113 cidades, totalizando mais de 200. Para sua vertical de entregas, os planos são impulsionar em 90% o número delas e aumentar em 10% o número de novos entregadores.