A Netflix (Android, iOS) realizou cortes nos valores das mensalidades em mais de 100 países emergentes nesta semana que podem variar entre 20% e 60%, a depender do mercado e do plano. Em dados compilados pela Ampere Analysis, os cortes de valores foram de aproximadamente 5% dos 200 milhões de assinantes do streaming que ficam em: América Central; América do Sul; África Subsaariana; Ásia Pacífico; Oriente Médio; Norte da África; Europa Central; e Leste Europeu.
Vale dizer que o Brasil não está na lista. Os únicos países sul-americanos contemplados com novos preços foram Equador e Venezuela.
A empresa de análise de mercado acredita que a redução dos valores busca diminuir os efeitos das variações cambiais entre o dólar e as moedas locais nesses mercados. Ao mesmo tempo, a companhia prepara o terreno para ofertar o plano com cobrança de compartilhamento de senha.
“Com a Netflix planejando cobrar os consumidores para ter assinatura ‘out of home’, a queda nos preços anula o custo para o assinante que atualmente compartilha sua conta (sem pagar nada)”, diz trecho da análise. “Embora a redução tenha impacto negativo no ARPU da Netflix nesses mercados emergentes, o valor pode atrair consumidores que não assinam o streaming de vídeo”, completa.
Entenda
Em uma expansão recente da restrição de compartilhamento de contas para Canadá, Nova Zelândia, Portugal e Espanha, a companhia detalhou como funciona esse plano:
- O assinante deve definir o local principal de acesso da sua conta, ou seja, só poderão acessar a conta pessoas que moram em uma mesma residência;
- Em contrapartida, o consumidor terá controle de acesso à sua conta via página ‘Gerenciar acesso e dispositivos’;
- O usuário também poderá transferir o seu perfil para uma nova conta, pela qual pagam — mantendo suas recomendações personalizadas, histórico de visualização, minha lista, jogos salvos, entre outras configurações;
- Por fim, cada assinante pode adicionar uma subconta de membro extra para até duas pessoas com quem não moram – cada um com um perfil, recomendações personalizadas, login e senha.
Vale lembrar, o plano de cobrança por compartilhamento de senha foi apresentado no primeiro trimestre de 2022, após a primeira queda de assinantes na Netflix. Na época, a companhia disse que este novo modelo de negócios poderia render US$ 1,6 bilhão por ano aos cofres da companhia.