Robbu

A Robbu, empresa que desenvolve soluções de comunicação entre marcas e clientes, lançou um método de autenticação via WhatsApp (Android, iOS). A solução integra o app de mensageria em qualquer plataforma para fazer login sem a necessidade de nome de usuário e senha, assim como acontece nas autenticações via Google ou Facebook, por exemplo. A pessoa pode acessar um aplicativo ou um site usando suas credenciais do WhatsApp, sem precisar criar nome, login e senha.

A novidade está disponível para programadores usarem em suas plataformas, como aplicativos e sites. De acordo com Thiago Thamiel, cofundador da Robbu, a integração é rápida e simples. A empresa está disponibilizando a solução em português em um primeiro momento e estará disponível em outras línguas para ser usada globalmente.

“Sentimos falta de facilitar e aumentar o nível de segurança para as pessoas se autenticarem. Muitas empresas pedem para o funcionário trocar a senha com frequência e não pode ser igual às últimas dez senhas. Segurança muito grande tem os seus percalços”, explica Thamiel em conversa com Mobile Time.

Entre as vantagens de um login usando as credenciais do WhatsApp está o fato de que essas informações não são armazenadas e conta com medidas de segurança para proteger as credenciais.

Os desenvolvedores de aplicativos podem ainda usar a autenticação do WhatsApp para verificar a identidade do usuário, o que reduz o índice de contas falsas ou fraudes.

A verificação de autenticação de identidade pode ser usada como o segundo fator, substituindo o SMS, por exemplo, e, por sua vez, reduzir os custos da empresa. “E, ao contrário do SMS, o WhatsApp funciona em tempo real, sem atrasos e sem custo”, resume.

Robbu

Outro ponto é que a empresa pode coletar dados como opt-in e depois usar em publicidade, uma vez que, ao fazer a autenticação pelo WhatsApp, seu usuário está autorizando o uso dos dados. Com isso, os desenvolvedores de aplicativos e sites poderão usar os dados do perfil do WhatsApp da pessoa usuária para segmentar sua base a partir de interesses e outros dados demográficos, por exemplo.

De graça

A solução criada é open source e gratuita. Desenvolvedores interessados poderão usar a API sem custos e a Robbu disponibiliza em sua página uma documentação para quem desejar fazer a integração.

Thamiel acredita que o produto agregará valor à marca Robbu, servindo de marketing para a empresa. Não há planos de torná-lo pago.

A Robbu é uma empresa brasileira fundada há seis anos. Além do Brasil, atua em 25 países como Argentina, Estados Unidos e Portugal e, em novembro, anunciou a chegada da ex-Meta Christiane Reis como CBO (chief business officer). Atualmente, conta com 80 funcionários.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!