A Prosus, holding dona do iFood (Android, iOS), anunciou a aquisição da Just Eat Takeaway.com por 4,1 bilhões de euros, nesta segunda-feira, 24. Com a fusão das empresas, a Prosus se tornará o quarto maior conglomerado de entrega de alimentos do mundo.

No fim de 2024, a empresa havia anunciado a compra da Decolar.com e, na semana passada, o Prosus Venture, braço de venture capital da companhia, investiu em rodada seed da startup de marketing de performance com inteligência artificial Advolve.ai.

A holding ofereceu aos acionistas da Just Eat Takeaway.com uma oferta pública recomendada em dinheiro na bolsa de Amsterdã ao preço de 20,3 euros por ação em dinheiro. Trata-se de um valor 49% acima do preço médio ponderado pelo volume de três meses e um prêmio de 22% sobre o preço máximo também dos últimos três meses.

A oferta foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Administração e pelo conselho de Supervisão da Just Eat Takeaway.com. A transação, porém, está sujeita à obtenção de aprovações regulatórias.

Em nota ao mercado, Jitse Groen, CEO da Just Takeaway.com, disse que a empresa cresceu de forma acelerada na Europa e a Prosus apoia seus planos estratégicos. Com os recursos da Prosus, a empresa deverá acelerar em investimento e crescimento nos setores de alimentos, mercearia, fintech, entre outras áreas.

Com a aquisição, a Prosus expande ainda mais na Europa e em outros países fora do continente, uma vez que a Just Eat Takeaway.com opera em 17 mercados internacionais. Ao todo, a empresa adquirida possui 61 milhões de clientes e mais de 356 mil parceiros locais. A Just Eat TakeAway.com gerou volume bruto de transações de 26,3 milhões de euros e um EBITDA ajustado de 460 milhões de euros.

A Prosus

A Prosus opera em mais de 70 países e atende a mais de 1 milhão de restaurantes ao redor do mundo. Em seu portfólio estão: 100% do iFood; participação de 28% na Delivery Hero; cerca de 4% na Meituan, empresa de entrega de alimentos do mundo; e 25% da Swiggy, plataforma de entrega de alimentos e mercearias na Índia, que recentemente realizou uma oferta pública inicial (IPO) no país.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!