Há diversas tecnologias usadas em nosso dia a dia que, uma vez experimentadas, é difícil depois viver sem elas. O smartphone é um desses casos. Agora, uma pesquisa realizada por Opinion Box a pedido de MOBILE TIME revela que há uma correlação direta entre a quantidade de smartphones que uma pessoa já teve e a sua percepção de valor sobre o produto e os benefícios por ele proporcionados.
Foram entrevistados 1.392 internautas brasileiros, ao longo do mês de março, respeitando as proporções por gênero, faixa etária, renda mensal e distribuição geográfica da população brasileira que acessa a Internet. Desse total, aqueles que possuem smartphone (79,1%) foram divididos em três grupos de acordo com quantos aparelhos já tiveram até agora: 1) aqueles que estão no seu primeiro smartphone; 2) no seu segundo; 3) no seu terceiro ou mais.
Perguntados se o smartphone transformou suas vidas para melhor, 93% responderam que sim. Quando analisadas as respostas separadamente por grupo de acordo com quantos aparelhos já teve, o percentual sobe gradativamente: 90,5%; 93%; e 95,4%, para aqueles que tiveram um, dois, e três ou mais aparelhos, respectivamente.
A pesquisa também apresentou uma lista de dez benefícios proporcionados pela utilização de smartphones e pediu que os entrevistados marcassem quais daqueles se aplicam à sua experiência de uso. Era permitido marcar quantos itens quisesse. Em todos eles, sem exceção, há um crescimento gradativo do percentual conforme aumenta a quantidade de smartphones que o consumidor já teve. Os itens mais apontados, na média entre todos os grupos, foram: facilidade de comunicação com amigos e parentes através de apps de mensagens (88,7%); facilidade de navegação na Internet em qualquer lugar (85,4%); e susbtituição de câmera, mp3 player e outros equipamentos eletrônicos (77,2%). Esses três são os aspectos positivos mais imediatamente percebidos pelo consumidor logo em seu primeiro smartphone. Outros só são notados mais tarde, no segundo ou no terceiro aparelho. É o caso, por exemplo, do uso de apps de navegação para não se perder na cidade, citado por 39% das pessoas com seu primeiro smartphone e por 60,2% daqueles que já tiveram três ou mais. Também se percebe um salto quanto ao uso de mobile banking, apontado por 26,4% daqueles com seu primeiro aparelho e por 66,6% daqueles que já tiveram três ou mais. Veja no fim desta matéria a tabela completa com os resultados.
Análise
A descoberta dessa pesquisa já era esperada. Há vários fatores que explicariam essa melhora de percepção do consumidor quanto ao uso de smartphones ao longo do tempo. Uma delas é que se trata de aparelhos complexos, com uma infinidade de utilidades. É natural, portanto, que quanto mais experiente o consumidor mais funcionalidades ele já testou ou descobriu. Além disso, quando troca de smartphone, geralmente, o usuário passa para um modelo mais moderno, com processador melhor, mais memória, melhor resolução de tela etc. Isso também afeta a sua experiência de uso das variadas funcionalidades oferecidas por um smartphone.
Esta é a segunda matéria de uma série sobre os resultados dessa pesquisa que MOBILE TIME publica nesta semana.
Benefício | Média Geral | Primeiro smartphone | Segundo smartphone | Três ou mais smartphones |
Navego na Internet de qualquer lugar | 85,4% | 79,6% | 86,8% | 89,6% |
Me tornei mais eficiente no trabalho | 22,7% | 18% | 23,3% | 26,2% |
Me ajuda a passar o tempo com jogos, músicas, vídeo etc | 64,6% | 60,7% | 61,5% | 70,6% |
Facilita a minha comunicação com amigos e parentes, através de apps de mensagens | 88,7% | 86,8% | 88% | 90,9% |
Fiz cursos de ensino à distância pelo smartphone | 8,8% | 6,9% | 9,1% | 10,2% |
Uso apps de navegação para não me perder na cidade | 50,1% | 39% | 49,8% | 60,2% |
Uso apps de mobile banking para não ter que ir a agências | 45,5% | 26,4% | 40,7% | 66,6% |
Compro produtos através de apps | 32,1% | 20,4% | 30,9% | 43,6% |
Substitui a minha necessidade de ter uma câmera, um mp3 player e outros equipamentos eletrônicos, com a vantagem de estar sempre comigo | 77,2% | 71,8% | 74,8% | 84,2% |
Conheci pessoas novas através de apps de relacionamento | 27,1% | 21,3% | 27,8% | 31,6% |
Outros | 3% | 3,3% | 2,5% | 3,2% |