O Tinder (Android e iOS) fechou uma parceria com a instituição Rock The Vote para os usuários dos Estados Unidos darem ‘matches’ e escolherem os seus pré-candidatos favoritos nas primárias da eleição presidencial norte-americana.
Por meio de um novo mecanismo criado pela empresa – Swipe The Vote – o usuário desliza com o dedo para indicar se concorda ou discorda com propostas políticas expostas na tela. Entre as opções, o Tinder adicionou “manter a legalidade de casamento entre parceiros do mesmo sexo”, “extração de petróleo e gás nos EUA”, entre outroa. Após o usuário informar suas poisções políticas, o app lhe apresenta o pré-candidato que mais se adequa às preferências do eleitor.
Na prática, trata-se de um uso do Tinder para uma finalidade de pesquisa. As pessoas podem confirmar o voto no político sugerido e compartilhar no Twitter. As escolhas são contabilizadas pela Wedgies, uma empresa especializada em pesquisa em tempo real.
A parceria entre Tinder e Rock The Vote tem como intuito atrair mais eleitores jovens (millennials) ao pleito, uma vez que o voto nos EUA é opcional.