pagamentos instantâneos

A Conta Zap, serviço de conta digital de pagamentos que funciona através do WhatsApp (Android, iOS), superou recentemente a marca de 1 milhão de contas abertas, após cerca de um ano e meio de operação em mar aberto. A startup foca especialmente no público de baixa renda e espera atingir cerca de 5 milhões de usuários até o fim de 2020.

“Queremos ser líderes entre pessoas com até R$ 3 mil de renda familiar. Acreditamos que o usuário de alta renda experimenta muito mais (serviços financeiros digitais) em apps como XP, Picpay etc. Mas o público até R$ 3 mil não tem tanta memória no celular para esses aplicativos”, explica Roberto Campos Marinho Filho, CEO da Conta Zap, em conversa com Mobile Time.

A empresa escolheu trabalhar com WhatsApp exatamente por causa da sua hegemonia entre os apps de mensageria usados no Brasil. De acordo com a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp está instalado em 98% dos smartphones brasileiros.

Interação

Todas as interações, desde a abertura da conta até pagamentos de boletos, acontecem dentro do WhatsApp conversando com o assistente virtual da Conta Zap, batizado de Zapelino (11-4502-4494). Ele utiliza o Watson, da IBM, como motor de processamento de linguagem natural e aceita tanto mensagens escritas quanto comandos de voz em mensagens de áudio dentro do app de mensageria.

Para abrir uma conta basta informar email, data de nascimento, CPF e nome completo. “Temos a mais rápida jornada de abertura de conta do Brasil: 1 minuto e 40 segundos”, afirma Marinho Filho.

A abertura e a manutenção da conta são gratuitas, assim como o recebimento de um cartão de crédito pré-pago para a realização de pagamentos presenciais. Depósitos na conta podem ser feitos através de boletos. E os saques, com o cartão.

As transações feitas por WhatsApp não requerem senha. A empresa confia na segurança e na criptografia do próprio app de mensageria. “Uma vez logado no WhatsApp o risco passa a ser nosso”, explica. É utilizada uma solução com inteligência artificial para analisar todas as transações e traçar um perfil médio de cada usuário. Se alguém tiver um comportamento muito diferente do seu histórico, a transação pode ser barrada e será feito um contato com o usuário para verificação.

A Conta Zap possui também um app (Android, iOS), mas ele responde por apenas 2% das transações e 5% dos valores transacionados. Todo o resto acontece via WhatsApp.

Monetização

A monetização da Conta Zap vem através da venda de serviços extras, pelos quais a startup recebe comissões, como recarga para celular e seguros. Há cerca de 30 dias, lançou um seguro de telemedicina que inclui seguro de vida e acidentes pessoais, auxílio funeral, descontos em farmácias e consultas de telemedicina via WhatsApp por R$ 27/mês.

A Conta Zap não fez nenhuma campanha vinculada ao auxílio emergencial no ano passado para atrair os beneficiários a abrirem uma conta, ao contrário de outros bancos digitais. Este ano a startup mudará de estratégia. Uma das possibilidades em análise é oferecer um dos serviços adicionais, como seguro de vida, por um período de gratuidade.

 

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