O Mercado Pago (Android, iOS) lançará em abril um produto de investimento para seus usuários, o CDB , com valor de investimento a partir de R$ 1. A solução, que se junta a outras opções de investimento na plataforma, como CDI e criptomoedas, foi apresentada nesta quinta-feira, 24, para jornalistas especializados na sede do Mercado Livre, em Osasco, cidade da região metropolitana de São Paulo, assim como os novos serviços Express, com Pix saque e depósito em conta via QR code.
Segundo Túlio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago, a vantagem do CDB é que possibilita oferecer taxas e prazo flexíveis, com “janelas promocionais e preços diferentes”, algo que dependerá da estratégia de captação dos clientes: “O mercado de CDB é bastante competitivo. Mas com a solidez da companhia e a experiência de uso toda integrada com a nossa conta digital, teremos algo superior às opções oferecidas por alguns competidores”, explicou.
Vale lembrar, o parceiro de investimento do Mercado Pago na oferta de serviços de investimento é a Órama. O VP da empresa de pagamentos explica que esta é a primeira etapa de uma série de produtos de investimentos que estão no cronograma da empresa.
“Queremos ser uma plataforma de investimento com outros produtos. Temos um público grande na nossa base que demanda produtos mais simples de investimentos ”, disse.
Gabriela Szprinc, head de pagamentos da plataforma, lembrou que o serviço de cripto, lançado no fim do ano passado, contabilizou 1 milhão de usuários em três meses, e a maioria havia investido em criptomoedas.
“É uma super boa notícia que temos vários usuários tendo acesso a ativos de cripto. Por conta da história da educação financeira, ele já se sente seguro e começa a usar por aqui também. O cliente pode transacionar, pode deixar o dinheiro rendendo, CDB, CDI, mas por que não cripto? ”, disse, ao explicar que este movimento também acontece com comerciantes que usam a plataforma. “Estamos vendo vendedores que falam ‘eu não teria acesso às criptomoedas se não estivesse plugado ao Mercado Pago”.
Sobre incluir transações com criptomoedas para os clientes de adquirência, Oliveira afirmou que o tema está sob discussão interna. Mas disse que o próximo passo em cripto é aprimorar o serviço e liberar a troca (exchange) com outras plataformas e com outros usuários.
Crédito e outros produtos
Na conversa, os executivos também falaram sobre a carteira de crédito, que terminou 2021 com R$ 4,5 bilhões. Ao contrário da preocupação do mercado financeiro, que prevê um aumento do endividamento das famílias e por consequência falta de pagamento dos parcelamentos, a perspectiva é positiva no Mercado Pago.
“Pelo que vimos na nossa carteira de crédito, os indicadores de perda e inadimplência não tiveram grandes desvios. Não tem deterioração ou piora. Pelo contrário, vimos uma melhora”, disse o VP da empresa. “Nós desenvolvemos o nosso negócio e modelo de crédito em seis anos, algo que consome milhares de variáveis, seja Mercado Pago, Mercado Livre ou dados externos. A nossa expectativa é seguir crescendo. Tem oportunidade de ofertar serviços melhores, levar uma experiência melhor, algo que o nosso cliente demanda. Importante lembrar que olhamos o cenário econômico na América Latina. Estamos no Brasil, México, Argentina e Chile, portanto, olhamos o cenário com prudência e visão ampla”, completou.
Pelo lado dos investidores, o executivo explica que pretendem atrair mais investidores de fora (terceiros) para a carteira de crédito, pois entendem que o mercado tem bastante apetite. Mas não consideram abrir um novo FIDC: “O que temos hoje nos atende bem”, disse.
Em outros produtos, o executivo explica que a companhia deve ampliar a oferta de produtos de seguros em breve, assim como o cartão de crédito será ofertado em outros países onde a companhia atua.
Investimentos
Nesta semana, o Mercado Livre anunciou que faria um investimento de R$ 17 bilhões em 2022. Parte desse investimento será no Mercado Pago. Oliveira explicou que o dinheiro será usado para melhorar as frentes de logística, marketing e na contratação de mais engenheiros e desenvolvedores para o time de tecnologia.
Atualmente o time de TI do Mercado Pago tem mais de 500 pessoas.