O mercado de redes celulares privativas (RCPs) no Brasil terá em breve um novo fornecedor de equipamento de rede nacional. A Trivale Tecnologia está prestes a lançar uma proposta que combina a sua tecnologia de rede com a ideia de ser um integrador de soluções de Internet das Coisas.

No topo da estratégia da empresa está o equipamento de rede, uma ERB 4G/5G. Batizada como TRV 101 Max, ela está em vias de receber homologação da Anatel para funcionar na faixa de 700 MHz. Produzido nacionalmente, o device pode ser usado em área rural, urbana ou regiões distantes sem cobertura móvel por meio de uma carreta, a TRV Full Campo, que pode funcionar com conectividade satelital.

A solução já passou por provas de conceito (PoCs) em campo. Realizadas em Santa Rita do Sapucaí/MG, sede da empresa, as PoCs foram feitas em 2024 e comprovaram que o device consegue irradiar uma cobertura de até 25 quilômetros em área aberta (a depender da topografia).

Em conversa com Mobile Time, Dario Prado Jr., diretor de novos negócios da companhia, explicou que a Trivale se preparou entre 2022 e 2024 para entrar neste mercado e em 2025 começa a sua entrada com foco no B2B.

IoT e redes privativas da Trivale

A concepção da Trivale é oferecer às empresas a integração de rede em dez etapas, da prototipação até o licenciamento junto à Anatel, mas também oferecer essas redes privativas com sensores de IoT para ajudar as empresas a melhorarem as suas respectivas performances a partir da coleta de dados, como telemetria de veículos.

Ou seja, a ideia da companhia não é competir com os grandes vendors de rede, mas atingir uma camada que atualmente não é atendida. Para isso, a Trivale tem parcerias para trazer os sensores aos projetos com ajuda de outros players da cidade mineira que é conhecida como Vale da Eletrônica.

Com essa mistura de IoT e redes privativas, a fornecedora e integradora busca atender empresas do segmento de óleo e gás, assim como agricultura, indústria, empreendimentos comerciais e cidades inteligentes, de forma customizada para o cliente.

Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!