Em fevereiro deste ano, pela primeira vez, foram vendidos mais smartphones do que feature phones no Japão, afirmam pesquisadores da comScore no país. A empresa classifica como smartphone apenas aparelhos com os sistemas operacionais Android, iOS, RIM e Symbian. Segundo a comScore, em fevereiro havia 101,7 milhões de telefones móveis no Japão, dos quais 19,3 milhões eram smartphones. Desse total, o Android lidera em market share, com participação de 61,4%, seguido por iOS (34,2%) e Microsoft (3,9%). Outros sistemas (RIM e Symbian) respondem por apenas 0,5% da base de smartphones do país asiático.
Fabricantes
É interessante notar que o mercado japonês de telefones celulares é quase que totalmente controlado por fabricantes locais. À exceção da Sony, que é japonesa, nenhum dos grandes nomes internacionais (Nokia, Samsung, LG, Motorola, Apple, RIM, ZTE, Huawei) figuram na lista dos cinco líderes do mercado daquele país. Segundo a comScore, considerando a base instalada de aparelhos entre os meses de dezembro e fevereiro, o mercado japonês era dominado por: Sharp (23,5%), Panasonic (13,8%), Fujitsu (11,8%), NEC (9,7%) e Sony (7,5%).
SVAs
A comScore acompanha também o uso de serviços de valor adicionado em telefones celulares no Japão. De acordo com a empresa de pesquisas, entre dezembro e fevereiro, a aplicação móvel mais usada entre os japoneses foi o email: 56,7% responderam que leram ou escreveram emails de seus telefones celulares nesse período. A lista prossegue com os seguintes serviços: uso de apps (55,4%), navegação na web (52,4%), envio de SMS (45,4%), previsão do tempo (34,1%), busca de conteúdo (30%), notícias (23,3%), redes sociais e blogs (19,5%), mapas (19%), Tv e vídeo (18,8%).