Anúncios em dispositivos móveis são hoje a principal fonte de receita do Facebook. A empresa registrou um faturamento total de US$ 2,5 bilhões no primeiro trimestre, dos quais US$ 1,34 bilhão foram provenientes de publicidade móvel; US$ 900 milhões, de publicidade na web; e US$ 230 milhões, de outras fontes. A receita com mobilidade respondeu por 59% do faturamento da empresa com publicidade neste primeiro trimestre. Para se ter uma ideia, um ano atrás a participação era de apenas 30%. A receita total do Facebook cresceu 72% na comparação com o mesmo período de 2013 e a receita publicitária aumentou 82%.

Operação

O Facebook registrou no primeiro trimestre uma média de 802 milhões de usuários ativos por dia, o que representa um crescimento de 21% em um ano. Desse total, 609 milhões acessam via dispositivos móveis, base que aumentou 43% em um ano.

A média de usuários ativos por mês da rede social no primeiro trimestre, por sua vez, cresceu 15%, alcançando 1,28 bilhão. Desse total, 1,01 bilhão acessam por dispositivos móveis, base que cresceu 34% em comparação com o primeiro trimestre do ano passado.

Análise

O Facebook definitivamente foi bem sucedido em sua estratégia de monetizar a operação móvel. As últimas atualizações do aplicativo o tornaram mais atraente e fácil de navegar, além de incluírem um espaço publicitário que não agride e nem interfere demasiadamente com a experiência do usuário. Acordos com operadoras em países emergentes como o Brasil para acesso sem cobrança de tráfego de dados contribuiu para o crescimento da base móvel, assim como a inclusão de versões simplificadas para feature phones, como os modelos da família Asha.

Resta saber como será a integração com o WhatsApp e se o Facebook inventará alguma maneira nova de monetizar o app sem prejudicar a experiência dos usuários.

 

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