Chamar a atenção do garçom em um restaurante lotado às vezes é uma tarefa ingrata e que pode levar tempo. Esse problema pode ser resolvido com uma solução chamada AirMenu, que permite ao cliente fazer seus pedidos diretamente do seu smartphone. O garçom tem apenas o trabalho de levar a comida à mesa, sendo dispensado da tarefa de anotar os pedidos. "Quando há mesas com grupos grandes, as pessoas não pedem tudo ao mesmo tempo e o processo pode ser estressante para os próprios garçons", destaca Rui Tito, country manager da AirMenu no Brasil.

O cardápio de cada restaurante que adotar a solução fica armazenado na web, podendo ser editado a qualquer momento, alterando fotos, preços e descrição de pratos. O cliente, ao sentar-se na mesa, acessa o cardápio fotografando um QRcode estampado nela. Isso pode ser feito por dentro de um aplicativo móvel do AirMenu para Android e iOS ou através de qualquer app de escaner desse tipo de código, independentemente do sistema operacional. O QRcode é único para cada mesa, o que identifica para a cozinha para onde deve ser levado o pedido. Através do smartphone, o cliente escolhe os pratos e as bebidas, cujo pedido aparece em uma tela em um computador ou tablet conectado à Internet na cozinha. O cliente acompanha no smartphone o status do seu pedido: são enviadas mensagens informando que o pedido foi recebido e quando está pronto para ser entregue pelo garçom. É possível até mesmo realizar vários pedidos em uma mesma mesa simultaneamente, dividindo automaticamente a conta entre os presentes. Tudo depende, claro, de uma integração com o software de gestão adotado pelo restaurante. O pagamento também pode ser feito pelo próprio celular, usando cartão de crédito, sem nenhuma taxa adicional para o cliente.

Tito propõe o uso do AirMenu também para praças de alimentação em shoppings, com o intuito de diminuir as filas. As pessoas se sentariam em uma mesa, escolheriam o restaurante participante pelo AirMenu e fariam seu pedido e pagamento dali mesmo. Depois, bastaria retirar a bandeja no balcão, ou recebê-la na mesa, no caso de restaurantes que tiverem garçons. Outra utilidade esperada é para hotéis, tanto para o pedido de refeições quanto para serviços de manutenção em geral. "Na prática, o AirMenu pode ser usado para qualquer serviço de pedidos, até para a entrega de garrafões de água em casa", explica Tito.

De origem portuguesa, o AirMenu já é utilizado por alguns hotéis e restaurantes em Portugal, dentre os quais o Sheraton Algarve. A solução será apresentada oficialmente ao mercado brasileiro nesta semana, durante a feira Autocom, em São Paulo. A meta da empresa é ter 10 mil estabelecimentos comerciais no Brasil usando a plataforma dentro de 18 meses. O hotel Gran Marquise e o Spa Recanto das Andorinhas, ambos em Fortaleza, estão entre os primeiros a testar a novidade no país.

Modelo de negócios

A AirMenu cobra uma mensalidade de aproximadamente R$ 100 para cada restaurante que adotar a solução. Não há gastos extras em hardware e a integração com os sistemas existentes é feita em poucas horas, garante Tito. No caso de vendas com pagamento através do celular, é cobrada uma pequena taxa percentual negociada caso a caso com cada estabelecimento.

 

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