Operadoras de telefonia móvel frequentemente estão no topo do ranking das reclamações dos consumidores. Mas quando o usuário reclama, geralmente não possui dados técnicos ou provas de que as ligações caíram ou que o 3G não funcionou, por exemplo. É com esse objetivo que a empresa alagoana Ilhasoft criou o CrowdMobi, aplicativo para medir a qualidade dos serviços das teles.

“Quando íamos contratar um plano de telefonia para a empresa, ficamos discutindo qual operadora atendia nossos requisitos, e percebemos que cada uma funcionava melhor em um local de Maceió. Em vários lugares o sinal era ruim, e não conseguíamos chegar a uma conclusão de qual seria a melhor para nós. Por isso resolvemos fazer um app que mapeasse as regiões de sombra, por exemplo”, conta Leandro Neves, um dos criadores do CrowdMobi.

Lançado no início de junho deste ano, o CrowdMobi é uma ferramenta colaborativa, portanto, a partir do feedback dos usuários, é que gera dados sobre a qualidade dos serviços.  Entre os muitos recursos, o app monitora o nível de sinal do aparelho, a qualidade das ligações, e também permite o controle dos gastos mensais, já que registra o tempo das ligações, se elas são para celular, fixo, local, DDD, DDI, quantas mensagens por SMS foram enviadas e o tráfego de dados. Ou seja: é possível fazer uma checagem com a conta enviada pela companhia no fim do mês.

O aplicativo roda em background. Além de ser integrado ao Facebook, funciona como uma rede social: o usuário cria um perfil para postar suas avaliações de serviço, sejam reclamações, denúncias ou elogios. Por meio da aba "Mapa", é possível ver um ranking de avaliação das operadoras por região, e saber quais amigos utilizam quais operadoras e quais empresas eles recomendam.

Na primeira semana, o app teve cerca de 1 mil downloads, com uma taxa de retenção de 65%. “Já temos 20 mil pontos mapeados de todas as operadoras e 200 testes de velocidade de dados. Nossa expectativa é chegar a 1 milhão de usuários até o final de 2013”, diz Neves.

Embora seja uma grande ideia para os consumidores, a questão será em como as operadoras vão reagir quando o CrowdMobi atingir suas expectativas.  “As operadoras já estão preocupadas com o aplicativo, acho que no início, elas ficarão assustadas porque podem perder clientes, mas vão ter interesse em melhorar seus serviços. O objetivo não é ser um app de reclamações. Uma das ideias, por exemplo, é que as operadoras ofereçam bônus para os clientes que fizerem elogios”, opina João Kepler, investidor-anjo do CrowdMobi.

O modelo de negócios da ferramenta visa, principalmente, disponibilizar os dados para consulta das operadoras, por meio de assinaturas mensais, para que elas saibam em quais pontos devem melhorar os serviços. Além disso, o CrowdMobi planeja fazer parcerias com outros aplicativos para recomendação de downloads.

Além de Neves, participaram do desenvolvimento da ferramenta os jovens Bruno Amaral e Daniel Amaral. A Ilhasoft é a mesma produtora da plataforma DIYmoob de criação de aplicativos e do app oficial da Caxirola.

Por enquanto, o CrowdMobi está disponível para download em dispositivos Android.

 

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