A Vivo e a Zenvia lançaram uma solução conjunta de envio de SMS para micro e pequenas empresas, assim como para profissionais liberais e autônomos, o Vivo Multitorpedo. Através de uma plataforma web, o contratante disparam mensagens de texto de cunho informativo e promocional para seus clientes, que podem ser de qualquer operadoras, não apenas da Vivo.
O serviço oferece quatro planos, com preços unitários variando de 8 a 10 centavos. O menor plano custa R$ 100/mês e dá direito a 1 mil mensagens. O maior custa R$ 1.600/mês em troca de 20 mil mensagens. A contratação, o controle da plataforma e o suporte são todos feitos on-line, através do site do serviço.
As mensagens são enviadas tendo como remetente um número curto (short code) de cinco dígitos. Todas as mensagens promocionais precisam vir com um texto padrão de opt-out ao fim: "P/Sair envie Pare".
Análise
Há duas características que chamam a atenção nesta oferta. A primeira é o fato de a Vivo emprestar a sua marca para um serviço de SMS corporativo multioperadora, que tradicionalmente é oferecido no mercado pelos integradores, como a Zenvia. A outra novidade é o fato de não haver distinção entre o preço do SMS informativo e aquele com finalidade de marketing. Por muito tempo, as operadoras cobravam um preço mais alto pelo segundo, o que acabava propiciando o surgimento de empresas de SMS pirata.