A XGen se uniu com a Fugativa Escape Games para criar um chatbot de treinamento com gamificação baseado nos escape rooms. Batizado de Chat Bot Game, a ideia do robô conversacional é que empresas realizem treinamentos, avaliações e até processos admissionais via uma plataforma virtual e com inteligência artificial.
De acordo com Fabio Passerini, fundador e sócio-diretor da Fugativa, o Chat Bot Game consiste na “transformação dos treinamentos tradicionais em treinamentos gamificados”, onde a empresa investe na conversão e obtém retorno no mapeamento da performance coletiva e individual, além de agilidade na dedicação das pessoas.
No modelo de testes, o chatbot simula um roubo no museu. O usuário recebe pistas para desvendar o enigma, como o local do roubo, o objeto roubado e o destino de fuga dos assaltantes. Cada sessão demora em média de 20 a 25 minutos, a média de idade dos usuários é de 25 a 35 anos, e, segundo Passerini, o robô tem atraído os jogadores dos escape rooms e um público novo, além de curiosos com a plataforma.
O robô pode ser integrado ao WhatsApp, Facebook Messenger, WebChat, Apple Business Chat, Telegram e Google RBM, além dos próprios canais do cliente. O conteúdo do bot pode ser criado pela empresa ou pela equipe do Chat Bot Game.
Passerini explicou que a solução permite ganho de escala e de compatibilidade ao utilizar a plataforma existente na empresa, algo que gera economia de investimento em novos sistemas e em aprendizado por parte do público usuário, uma vez que está familiarizado com a plataforma adotada anteriormente.
A iniciativa do treinamento virtual via Chat Bot Game surgiu como alternativa para a Fugativa, pois suas operações (físicas) estão paradas desde o dia 18 de março, em decorrência do distanciamento social para evitar a proliferação do novo coronavírus em São Paulo. Além de jogos escape rooms, a companhia tem experiência em treinamentos corporativos gamificados e eventos.