O Itaú confirmou a modernização da conectividade de 2 mil agências para o Wi-Fi 6. Em parceria com Embratel e Vivo, o projeto usa SD-WAN e será o primeiro do banco rumo ao OpenRoaming, projeto de trânsito livre da Wireless Broadband Association (WBA). Vale lembrar  que a instituição financeira passou a fazer parte da WBA neste ano.

Com o OpenRoaming, o Itaú quer oferecer a seu cliente uma experiência de mobilidade diferenciada, ao acessar o Wi-Fi via um dos hotspots cadastrados no projeto da WBA. Com isso, os pontos de rede do Itaú nas 2 mil agências também estariam no projeto.

Com exclusividade, o banco frisou que os projetos têm “cronogramas diferentes”.  Ou seja, a expansão da conectividade com Wi-Fi 6 está em desenvolvimento e tem algumas agências com a tecnologia, e sua conclusão deve acontecer nos próximos meses. Já o OpenRoaming chegará em algum momento do segundo semestre deste ano.

De acordo com o relatório do primeiro trimestre de 2024, a instituição financeira tem 3,4 mil pontos físicos de atendimento no Brasil e América Latina.

Modernização

De acordo com Fabio Napoli, diretor de tecnologia do Itaú, a ideia da modernização das redes Wi-Fi é levar eficiência, estabilidade e segurança em suas transações e aplicações, além de antecipar as necessidades dos clientes com uma oferta que seja phygital e integrada à jornada aos seus diferentes canais de atendimento.

Para esta publicação, o banco informou que o desenho de rede nas agências envolve a “utilização de um link Embratel com Tecnologia IP Dedicado e outro da Vivo com Tecnologia MPLS”, além de conectividade via 4G, 5G (FWA) e Starlink (satélite), dependendo da disponibilidade e necessidade do projeto.

Com o SD-WAN será possível fazer a gestão do tráfego de rede a partir da demanda e do tempo de resposta para sistemas críticos, o que inclui o balanceamento no fluxo de vídeos, voz e dados. Todas as unidades com Wi-Fi 6 também vão portar fibra ótica.

Questionados sobre os parceiros e fornecedores de tecnologia, o Itaú preferiu não compartilhar no momento.

Imagem principal: fachada de agência do Itaú (Divulgação: Itaú)