Após um começo de 2012 marcado por queda de 19% das operações no primeiro trimestre, a integradora de SMS e conteúdo móvel PureBros começa a se recuperar. A empresa registrou alta de 10% no segundo trimestre (em relação ao período anterior), e acredita que, ao longo do segundo semestre, pode retomar os níveis de atividade do ano passado, trafegando cerca de 30 milhões de SMS por dia.
A expressiva queda nas operações da empresa se deu, essencialmente, em razão da necessidade de adequação às novas regras de mercado impostas pelo termo de conduta assinado entre as provedoras de serviços de valor adicionado (SVA) e a Mobile Entertainment Forum (MEF), que estabeleceu uma série de regras e padrões para a venda de conteúdos por mensagem de texto no país.
Atualmente, a empresa trafega entre 18 e 20 milhões de mensagens tarifadas por dia. A previsão é que o restante do resultado seja recuperado dentro de quatro meses, graças ao aumento da confiança dos consumidores em relação aos serviços móveis, voltando ao patamar existente antes da regulamentação do mercado. Se atingida a meta de retornar aos 30 milhões/dia, a PureBros fecharia o ano com algo entre 4 e 5 bilhões de mensagens trafegadas.
Entre o total do conteúdo trafegado pela empresa, de 2 a 3% das mensagens são referentes a mobile marketing (categoria que engloba campanhas de pincode, de broadcast de SMS e de interatividade patrocinada). Embora esse número, que está em linha com a previsão feita pela empresa em 2011, ainda seja pequeno, denota um crescimento expressivo em relação a 2011, quando não chegava sequer a 1%.