O Foursquare vai passar por uma reformulação. O app quer se especializar no fornecimento de buscas personalizadas e georreferenciadas. A ideia é oferecer para cada usuário dicas que façam sentido particularmente para aquela pessoa, de acordo com o seu histórico de uso do Foursquare nos últimos anos. Na hora do almoço, por exemplo, o app pode sugerir locais próximos que sirvam alguns dos pratos ou bebidas favoritos do usuário, ou que tenham certas características que lhe agradem, como mesas ao ar livre. Duas pessoas que fizerem uma busca por um bar, no mesmo lugar, na mesma hora, receberão resultados completamente diferentes, de acordo com seus gostos. Em email enviado para a sua base de usuários nesta quinta-feira, 24, a empresa diz que este é o começo do futuro da "busca local personalizada". A nova versão do app estará disponível em breve, mas não foi revelada a data exata.

Outra mudança importante é que a parte de check-in, que fez a fama do Foursquare desde o seu surgimento, será retirada da nova versão e passará a existir somente dentro do Swarm, novo app de check-in rápido do grupo, sobre o qual MOBILE TIME fez uma resenha no mês passado. Todo o histórico de check-ins dos usuários será exportado para o Swarm. Segundo a empresa, dois terços dos usuários ativos do Forusquare já baixaram o Swarm. Esse público, aliás, já deve ter notado que desde nas últimas semanas toda tentativa de check-in dentro do Foursquare vem sendo redirecionada para o Swarm. O Foursquare tem hoje 50 milhões de usuários no mundo.

Por fim, o Foursquare terá uma nova logomarca e identidade visual, para refletir a sua transformação.

Análise

De fato, quem utiliza o Foursquare assiduamente já havia percebido que o app tinha duas utilidades bem distintas: 1) guia reativo e pró-ativo com dicas de lugares; 2) rede social para você informar onde está e ver se tem algum amigo no mesmo local. O que a empresa fez é dividir essas duas funcionalidades em apps diferentes e aperfeiçoar cada uma delas. O primeiro passo foi o Swarm, melhorando quem gosta do aspecto social de ver por onde andam os amigos ou ser informado quando algum está por perto. E o segundo passo será dado agora com a reformulação do Foursquare e melhoramento das recomendações.

A busca local personalizada tem enorme potencial de geração de receita publicitária. Com a farta base de dados coletada nos últimos anos sobre gostos pessoais de seus usuários, o Foursquare se encontra em uma posição privilegiada para atuar nesse serviço, que tem também o Google como concorrente, através do Google Now. Vale lembrar que o Foursquare recebeu investimento da Microsoft alguns meses atrás. Não seria de se estranhar se o app, embora disponível para Android e iOS, seja posicionado dentro do Windows Phone para concorrer com o Google Now.

 

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