A prefeitura de Guarulhos, cidade da região metropolitana de São Paulo, está testando o Cuida Guarulhos (Android, iOS), um canal para que os cidadãos reclamem e acompanhem o atendimento de problemas na cidade. Feito através da plataforma Cube da Metasix e implementado pela Five Tec, o app age como um hub de atendimento que permite combinar o uso de chatbots com ferramentas de autoatendimento, consultas por mensagem curta, redes sociais, e-mail e telemarketing.
Em conversa por e-mail com Mobile Time, Cleiton Jorge, diretor de operações da Metasix, revela, ainda em fase de testes, o app teve 200 downloads e 1 mil chamados. O investimento da prefeitura no app foi de R$ 6,9 mil nesta versão beta. Com lançamento agendado para daqui a 90 dias na App Store e Google Play, a estimativa é que o Cuida Guarulhos realize 120 mil chamados ao ano.
“O maior benefício é a agilidade no atendimento ao cidadão, já que, atualmente, o usuário precisa se deslocar até uma agência da prefeitura para solicitar serviços de zeladoria, iluminação, reparos, ou qualquer outro serviço de responsabilidade pública. Claro que vai gerar uma economia, mas não é possível mensurar ainda”, explica Jorge.
Quando lançado, o Cuida Guarulhos dará um espaço para os munícipes abrirem chamados sobre problemas relacionados aos buracos de rua e iluminação pública, além de consulta às multas, endereços de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e contatos do Departamento de Proteção Animal. Em um segundo momento, a prefeitura espera adicionar novas funções ao aplicativo, como atendimento de podas de árvores e coleta de entulhos.
Questionado se a equipe de atendimento da prefeitura terá demissões, o executivo da Metasix rechaça: “Não, todos estão sendo realocados para monitorar os chamados e realizar análise da qualidade das respostas ao cidadão”.