Nos três primeiros meses da parceria firmada entre o banco digital Nubank (Android, iOS) e o portal de serviços gov.br, 3,2 milhões de clientes conseguiram acesso pela validação da instituição financeira. Diariamente 40 mil novos usuários se conectam ao portal através da instituição financeira. Apesar da integração, as plataformas não fazem troca de dados.

A parceria com o site governamental é recente, mas os números citados fazem do Nubank o banco com maior número de conexões do programa. Além dele, também são participantes Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Mercantil do Brasil e PicPay/Original e BTG Pactual.

O login via instituição financeira é um recurso de segurança, que valida a identidade do cidadão e facilita seu acesso. Sem contar que através dele é possível subir para os níveis prata e ouro, selos de confiabilidade que ampliam o acesso a serviços cujo grau de confiabilidade precisa ser mais elevado, como a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda. Dentro do gov.br, o usuário tem cerca de 4.200 serviços públicos disponibilizados.

No acesso.gov.br, o cliente pode fazer o login pelo Nubank. Para isso, basta selecionar “outras opções de identificação” e clicar em “Seu Banco”. Uma nova tela é carregada para selecionar a instituição financeira. O processo também é o mesmo para qualquer outro banco que faça parte da iniciativa.