A Amburgui, uma hamburgueria localizada no bairro do Ipiranga, em São Paulo, está realizando entregas com drone. O negócio foi fundado no começo de abril, em plena pandemia do novo coronavírus, pelo empreendedor Wagner Sansevero. O objetivo era criar uma nova fonte de renda para a sua mãe, que é corretora de imóveis e não vinha conseguindo vender apartamentos durante a quarentena. A cozinha foi montada dentro da casa da família e o uso do drone para a realização das entregas ajuda a promover a marca.

“Comprei o drone, adaptei a sacolinha (onde vai o lanche) e fui treinando. É como um controle de videogame”, relata Sansevero, responsável por pilotar o equipamento.

Por enquanto, as entregas com drone são limitadas a uma por dia, de quarta a domingo (período em que a hamburgueria está aberta). Como não tem ainda uma licença da Anac para operar um drone, o equipamento é utilizado apenas na última milha. Sansevero combina antes com o consumidor onde será feita a entrega: se for um prédio, aproveita-se uma área comum, se for uma casa, pode ser na própria porta. O empreendedor vai de carro até um ponto próximo do endereço e avisa o comprador que está chegando. Então, sobe o drone levando o lanche na sacola e pilota até o ponto combinado para a entrega, que precisa estar ao alcance da sua vista.

A Amburgui utiliza o modelo Phantom, da fabricante DJI, cujo limite de peso restringe o conteúdo da sacola a um hambúrguer e uma batata ou dois hambúrgueres. O resto do pedido é entregue em mãos por Sansevero. Mas ele já estuda a aquisição de um drone mais robusto, para carregar pedidos mais pesados.

amburgui

Drone da Amburgui levando uma entrega

A novidade tem feito sucesso. “Quando a entrega é em um prédio, as pessoas vão para a janela assistir e até batem palma. A entrega mais legal que já fiz foi em uma festa infantil. Você precisava ver a cara das crianças!”, relata o empreendedor.

A ideia surtiu efeito nos resultados da Amburgui. Em abril, primeiro mês de operação, a hamburgueria registrou R$ 8 mil em vendas. Em julho, foi o triplo: R$ 24 mil. E agosto já superou essa marca. Mas, claro, a qualidade do lanche também faz diferença, ressalta.

Sansevero é também fundador e CEO da WiFi Legal, empresa que provê soluções de embarque de WiFi em veículos automotivos.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!