A Claro começa a repassar a redução do ICMS a seus clientes. A mudança exigiu “adaptações sistêmicas” e como os estados aderiram em tempos diferentes ao desconto, houve um período de transição que está próximo de ser concluído, informou a operadora nesta quarta-feira, 24. Por isso, a empresa anunciou que a redução do imposto já começou e que, entre setembro e novembro, os clientes receberão desconto retroativo ao período de ajuste nos sistemas.
A Claro explica que a redução da alíquota do ICMS foi sendo reduzida à medida que os estados passaram a aderir à mudança.
Paralelamente, a operadora iniciou o repasse da redução do ICMS em julho para aqueles serviços de menor complexidade sistêmica. A operadora informa que, em setembro, será concluído o repasse para os demais serviços.
Por fim, será feito o ressarcimento do valor referente à redução relativa aos serviços em que não foi possível o repasse imediato. Esses serão realizados entre setembro e novembro, dependendo do ciclo de vencimento da fatura. De acordo com a Claro, esta etapa exige um desenvolvimento de sistema específico que demanda tempo – mas não entra em detalhes sobre a “complexidade sistêmica” que o repasse da redução do ICMS demandaria.
O comunicado à imprensa da Claro chega logo após uma reportagem do jornal O Globo sobre a abertura de um processo de investigação contra as operadoras justamente por não repassarem até o momento a redução de ICMS em suas faturas. A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) recebeu reclamações de consumidores do estado de São Paulo sobre as operadoras TIM e Claro e, por isso, notificou Claro, TIM, Vivo, Oi e Sky a prestarem esclarecimentos sobre o tema.