A SiriusXM confirmou a compra da Pandora por US$ 3,5 bilhões nesta segunda-feira, 24. Na negociação, os donos de ações da Pandora receberão 1,44 ação da Sirius para cada papel que possuem. O preço implícito das ações é de US$ 10,14, um prêmio de 14% sobre a média do valor dos papeis nos últimos 30 dias.
Com a aquisição, a expectativa de receita combinada é de US$ 7 bilhões ao final de 2018, tornando a Sirius a maior plataforma de áudio do mundo. A quantia está um pouco acima da estimativa do Spotify, que é de US$ 6,8 bilhões até o fim de 2018.
Vale frisar, a Apple estima que deve finalizar o ano com US$ 14 bilhões de receita em sua divisão de serviços, que engloba Apple Music, iCloud e App Store.
A união das duas empresas terá 59 milhões de assinantes da Sirius e 70 milhões de usuários ativos mensais da Pandora nos Estados Unidos. A estimativa é que a transação seja concretizada no primeiro trimestre de 2019
Entre as iniciativas esperadas pelo negócio estão: estreitar a relação da Pandora com a indústria automobilística, expandir soluções de monetização dentro e fora dos carros e criar uma plataforma promocional para artistas emergentes e bem estabelecidos.
Vale lembrar, esta não é a primeira iniciativa que combina as duas empresas, a SiriusXM (empresa controlada pela Liberty Media, dona da F1) já investiu US$ 480 milhões na Pandora um ano antes.