O Mercado Pago (Android, iOS) anunciou a sua entrada no segmento de software de gestão para pequenas e médias nesta terça-feira, 24. Inicialmente, o serviço está em testes com uma base, mas será lançado para todos os usuários do Brasil em outubro deste ano.
Com lançamento em fases, a expectativa é que até fevereiro de 2025 os principais módulos do serviço estejam disponíveis para todas as regiões em que a empresa atua na América Latina, inclusive com opções que poderão ser acessadas pelo app do banco digital.
Segundo Paula Arregui, vice-presidente sênior de adquirência do Mercado Pago, os módulos foram criados e estavam em uso internamente, mas agora a ideia é “reaproveitar as criações internas” e disponibilizá-las para os seus usuários.
“É um software que nasce dentro da plataforma. Esses módulos integrados serão chave do sucesso do produto. São ferramentas para pessoas que precisam de soluções simples”, disse a executiva.
Solução do Mercado Pago para gestão para PMEs
Batizado como Sistema de Gestão do Mercado Pago, o serviço foi apresentado durante a Mercado Livre Experience 24 e atuará no tripé de vendas, gestão e auxílio ao crescimento das PMEs. Em seu começo no próximo mês o serviço terá:
- Emissão de nota fiscal direto na maquininha de cartão, desktop ou app do Mercado Pago;
- Ponto de venda para gestão que funcionará dentro e fora do ecossistema do Mercado Livre;
- Gestão de produtos e estoque em um único lugar.
Até fevereiro do ano que vem, o serviço de gestão deve ganhar mais módulos, como fluxo de caixa com contas a receber a pagar e conciliação de vendas e taxas.
E depois de fevereiro de 2025 devem entrar os módulos mais avançados, como CRM, informações estratégicas com métricas e relatórios e gestão de compras com fornecedores.
Daniel Davanço, country head de pagamentos para pequenas e médias empresas no Mercado Pago, afirmou que os PMEs pedem por um modelo dedicado a eles e que, apesar da oferta ser ampla para software de gestão de vendas, há poucas opções pensadas para os pequenos e médios empreendedores.
Pesquisa
Uma pesquisa feita em duas etapas (março e setembro deste ano) com 11 mil PMEs reforça a visão da empresa. Nela, viu-se que a maioria deles (94%) gostariam de ter um parceiro único para ganhar eficiência, ter software de gestão com dados e informações de destaque (88%) e uma visão unificada do estoque e vendas para ter mais competitividade (74%).
Além disso, 30% dos empreendedores gastam de quatro a oito horas por dia com a gestão do negócio e veem como tarefas mais complicadas: o fluxo de caixa (33%); a gestão do pagamento a fornecedores (29%); e a gestão do pagamento de impostos (19%).
Com o software de gestão mais unificado, os PMEs responderam que imaginam benefícios como melhor organização financeira dos negócios (53%) e incrementar suas estratégias de vendas (51%).
Modelo de negócios
Segundo Davanço, o Sistema de Gestão do Mercado Pago será gratuito para empreendedores que “usam com recorrência” o banco digital do Mercado Livre. O que diferenciará o usuário recorrente daquele que não é, a empresa ainda está definindo. Mas o executivo frisou que o valor não será custoso.
Arregui explicou ainda que os módulos mais avançados poderão ser cobrados, como CRM e informações estratégicas com métricas e relatórios.
Imagem principal: Paula Arregui, VP do Mercado Pago e Daniel Davanço, country head de pagamentos para pequenas e médias empresas do Mercado Pago (crédito Henrique Medeiros)