De alguns anos para cá, não param de surgir novos serviços de backup "em nuvem", ou seja, em servidores da Internet. O mais recente deles é o iCloud, da Apple, que também faz as vezes de sincronizador. Mas o que acontece se houver um problema nesses serviços? Para onde vão os dados de milhares de pessoas? Para a Western Digital, fabricante de discos rígidos externos, o caminho mais seguro é que cada um tenha a sua própria "nuvem". A empresa acaba de lançar o aplicativo móvel "WD 2Go", que permite o acesso remoto aos seus HDs externos, da família "My Book Live". Através desse aplicativo, disponível para iPhone, iPad e Android, os proprietários de HDs externos da Western Digital conseguem acessar à distância seus arquivos e abri-los em seus smartphones e tablets. O software permite visualizar fotos e vídeos em diversas extensões, arquivos do Office, dentre outros. O app facilita também o envio de conteúdos dos dispositivos móveis direto para o HD do usuário. "É uma conexão peer-to-peer, não passa por nenhum datacenter. O que antes era limitado ao mercado corporativo agora é acessível a usuários caseiros", explica Sergio Santos, diretor de vendas da Western Digital no Brasil.

O aplicativo móvel "WD 2Go" é gratuito. Foi lançada também a versão "WD 2Go Pro", ao preço de US$ 2,99, com algumas funcionalidades a mais, como compartilhamento de conteúdo com terceiros a partir de links web e sincronização automática.

A empresa vende três modelos de HDs, com capacidades de 1, 2 ou 3 Tb. Seus preços sugeridos para o Brasil são de R$ 399, R$ 499 e R$ 599, respectivamente.

 

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