A Neoenergia, maior grupo de distribuição de eletricidade do Nordeste, utilizará a solução de medição Garnet, da Elster, a fim de atender a cerca de 35 mil consumidores da Bahia e de Pernambuco. De acordo com o vice-presidente da Elster na América Latina, Geraldo Guimarães, até o fim de 2012 haverá entre 20 mil e 25 mil pontos de medição instalados nesses dois estados.
Para a Elster, sua solução foi escolhida, sobretudo, em razão de sua robustez, capacidade de automanutenção e por ser uma rede facilmente configurável, com controle remoto para ligar ou desligar equipamentos. Guimarães explica que a Neoenergia contratou a solução da empresa com o objetivo de reduzir a taxa de inadimplência dos consumidores: “A vantagem da nossa solução é que a Neoenergia não precisa mais ir a campo para fazer cortes ou desligamentos, o que agiliza o processo e reduz significativamente as taxas de inadimplência”, afirma.
Além dessa vantagem, Guimarães ressalta que a tecnologia utilizada pela Elster (a radiofrequência Mesh) garante a qualidade da cobertura, que chega a regiões montanhosas ou com muitos obstáculos, o que parece ser o caso das cidades atendidas no Nordeste.
Embora a solução demandada pela Neoenergia priorize reduzir a inadimplência, as fraudes também são facilmente identificadas. “Qualquer tentativa de fraude é imediatamente localizada e avisada pela solução”, alertou Guimarães. As fraudes na rede energia elétrica são a maior preocupação da Light, outra cliente da Elster. A solução foi adotada pela companhia elétrica nas áreas de UPPs, na cidade do Rio de Janeiro, a fim de eliminar os “gatos”. “As UPPs no Rio de Janeiro são o nosso showroom. Após adotarem nossa solução, a Light não registrou mais nenhuma tentativa de fraude”, garantiu o vice-presidente da Elster.