As quatro principais operadoras dos Estados Unidos apresentaram nesta quinta-feira, 24, uma iniciativa para solidificar o serviço de mensageria Rich Communications Service (RCS). AT&T, Verizon, T-Mobile e Sprint lançaram a Cross Carrier Messaging Initiative (CCMI), uma joint-venture que tem por objetivo desenvolver e aplicar o RCS com interoperabilidade.

O intuito da ação é prover um ecossistema de RCS aos clientes das operadoras e para outras empresas que colaboram e aceleram seu uso. Baseado no padrão da GSMA, o serviço de mensageria para dispositivos Android terá um app criado conjuntamente pelas teles para funcionar a partir de 2020. Ele será interoperável com outros apps de RCS, como o Android Messages, do Google.

Com RCS, os consumidores de quaisquer operadoras, dentro e fora dos EUA, poderão trocar mensagens, vídeos, fotos privadas, ou em grupos de conversas em uma dinâmica similar àquela de apps de mensageria OTT, como WhatsApp.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!