Braço B2B da Telefônica Brasil, a Vivo Empresas será responsável pela gestão de conectividade dos dispositivos baseados em Internet das Coisas (IoT) do caminhão Novo Actros, da Mercedes-Benz. Com previsão de chegada ao mercado brasileiro no início de 2020, o veículo contará com uma série de tecnologias para apoio de clientes na gestão de frota, logística e manutenção.
A Vivo acompanhou todo o projeto de desenvolvimento dos dispositivos e aplicativos embarcados no novo modelo, garantindo a conexão à Internet dos SIMcards embarcados durante a fabricação do veículo. A operadora ainda realizará a gestão de todas as linhas por meio de sua plataforma de conectividade (a Kite Platform).
“Em linhas gerais, a Mercedes-Benz conseguirá fazer uma gestão avançada e segura de seus dispositivos diretamente pela plataforma, podendo habilitar ou desabilitar serviços, acompanhar o status da conexão em tempo real, sua localização, coletar informações sobre o dispositivo IoT conectado à linha e até mesmo evitar uma utilização indevida de um dispositivo não autorizado”, explicou o head de IoT, big data e inovação B2B da Vivo, Diego Aguiar.
Entre as demais funcionalidades previstas no Novo Actros estão uma plataforma digital para processos de logística e transporte; um sistema que substitui os espelhos retrovisores por câmeras digitais; uma tecnologia que freia automaticamente o caminhão quando identifica pedestres ou obstáculos; painéis digitais; espelhamento de celular via Apple CarPlay ou Android Auto; e quatro aplicativos exclusivos para motoristas.