|Mobile Time Latinoamérica| Chile e Colômbia deram um passo em direção à integração digital e conectividade regional, ao assinarem um acordo que elimina as cobranças adicionais pelo uso de roaming internacional entre os dois países. A medida permitirá que chilenos que visitem a Colômbia, assim como colombianos que viajem ao Chile, utilizem seus telefones sem custos extras, com as mesmas tarifas locais de seus países.
O acordo foi oficializado na última terça-feira, 22, através de uma assinatura virtual entre os governos, como parte do compromisso assumido em janeiro de 2023 pelos presidentes Gabriel Boric e Gustavo Petro, dentro do Acordo Comercial entre os dois países.
Próximos passos
As autoridades de telecomunicações de ambos os países, a Subsecretaria de Telecomunicações (Subtel) no Chile e a Comissão de Regulação de Comunicações (CRC) na Colômbia, coordenarão a implementação da medida. O objetivo é que os operadores apliquem as mesmas tarifas locais aos viajantes entre os países, eliminando assim os custos adicionais de roaming internacional. Espera-se que o acordo entre em vigor nos próximos 12 meses.
Benefícios do roaming internacional
A subsecretária de Relações Econômicas Internacionais do Chile, Claudia Sanhueza, destacou o impacto positivo que este acordo trará para os cidadãos que viajam entre Chile e Colômbia, seja por motivos pessoais ou de negócios.
Por sua vez, o subsecretário de Telecomunicações, Claudio Araya, sublinhou que a eliminação dos custos de roaming é uma prioridade para o governo chileno em seu esforço de fortalecer as relações comerciais e a integração digital na região. Ele também mencionou que este pacto segue os passos de acordos anteriores com Brasil e Argentina.
Por parte da Colômbia, o ministro do Comércio, Indústria e Turismo, Luis Carlos Reyes Hernández, afirmou que o acordo é um passo para fortalecer a integração latino-americana.
Segundo a última medição do Departamento Administrativo Nacional de Estatística (DANE) na Colômbia, as exportações de serviços da Colômbia para o Chile atingiram US$ 383 milhões em 2022. Em 2023, cerca de 157 mil chilenos viajaram para a Colômbia, enquanto aproximadamente 167 mil colombianos ingressaram no Chile.
Ilustração no alto: Nik Neves para Mobile Time