As queixas de consumidores de telefonia móvel na Anatel caíram 20,2% em 2021 em relação a 2020, passando de 1.403.272 para 1.119.511. Somente no mês de dezembro a queda destas queixas registradas foi de 22,8%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 25, pela Conexis Brasil Digital, de acordo com números da agência reguladora.

Todos os principais serviços de telecom apresentaram redução nas reclamações em 2021, assim como no mês de dezembro. No total, o número de queixas de usuários de telecomunicações caiu 24,4% em 2021, na comparação com 2020.

Em dezembro de 2021 o número total de reclamações do setor caiu 28,7% comparado ao mesmo mês de 2020, passando de 214.212 para 152.685. A redução foi de 61.527 queixas. Dezembro foi o mês com o menor número de reclamações de todo o ano de 2021.

De acordo com comunicado da Conexis, esta redução se deve aos investimentos feitos nos últimos meses pelas operadoras. De janeiro a setembro de 2021, o setor investiu R$ 25,5 bilhões – um aumento de 4,8% em relação ao mesmo período de 2020. Há um esforço contínuo em expandir e melhorar as opções de autoatendimento, seja através de app ou site, assim como o uso de inteligência artificial e chatbots nos contatos com os consumidores.

 

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