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Ilustração: La Mandarina Dibujos/Mobile Time

O Google terminou com a veiculação 152 campanhas danosas em suas plataformas no quarto trimestre de 2022, a maioria delas em favor do ex-presidente e candidato derrotado nas últimas eleições, Jair Bolsonaro. De acordo com relatório do grupo da companhia que analisa ameaças, TAG (Threat Analysis Group, em inglês), o mês de outubro foi aquele com mais ações: 76 canais de YouTube em português com conteúdo de apoio ao então candidato à reeleição foram eliminados em uma investigação.

Em novembro, o Google cortou mais 57 canais de YouTube pelo mesmo motivo. No mesmo mês, uma operação similar com 19 canais de YouTube, duas contas de AdSense e seis blogs foi encontrada na Argentina e em espanhol, mas com vínculo com o Brasil.

O TAG também encontrou campanhas danosas usando plataformas do Google em outros países, como: Rússia contra Ucrânia, Reino Unido, OTAN e a Europa Ocidente; China contra os EUA; China contra Taiwan; árabes em favor da ditadura Síria; em favor da independência da Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte e contra o Reino Unido; do Azerbaijão contra a Armênia; Colômbia contra a política de imigração dos EUA.