A disponibilidade do sinal 5G no Brasil continua baixa, da ordem de 10% do tempo em que os usuários com aparelhos compatíveis estão com seus smartphones ligados. É o que aponta um novo relatório da OpenSignal, referente ao quarto trimestre de 2023. A TIM tem a melhor disponibilidade de sinal 5G, durante 11,1% do tempo, seguida por Claro (10,2%) e Vivo (7,1%). O relatório da OpenSignal mede apenas as três principais operadoras brasileiras.
O cenário é bem diferente quando é avaliada a disponibilidade de cobertura celular independentemente da tecnologia (2G, 3G, 4G ou 5G). Neste caso, as três operadoras estão na casa de 95% do tempo: TIM (95,7%), Vivo (95,5%) e Claro (95%).
A baixa disponibilidade do 5G se deve a diversos fatores: a tecnologia está presente somente nas grandes cidades; naquelas onde há cobertura não necessariamente todos os bairros estão atendidos; o sinal 5G tem baixa penetração indoor, em razão da sua alta frequência; a falta de legislações municipais modernas para instalação de antenas dificulta a expansão da cobertura.
Velocidade e experiência do usuário
A OpenSignal mede diversos outros aspectos, como velocidade média de download e de upload geral e especificamente em 5G, e também consistência geral, além de experiência em serviços como jogos, vídeos e vídeos ao vivo. Veja abaixo a operadora vencedora nos demais critérios de acordo com o novo relatório da OpenSignal (o termo “experiência global” se refere à experiência independentemente da tecnologia de acesso – 2G, 3G, 4G e 5G).
Experiência global com vídeos – TIM
Experiência global com vídeos ao vivo – TIM
Experiência global com jogos – Claro
Experiência global com velocidade de download – Claro (27,2 Mbps)
Experiência global com velocidade de upload – Claro (8,5 Mbps)
Experiência com vídeos em 5G – TIM
Experiência com vídeos ao vivo em 5G – TIM
Experiência com jogos em 5G – Claro
Experiência com velocidade de download em 5G – Vivo (384,3 Mbps)
Experiência com velocidade de upload em 5G – Vivo (33,3 Mbps)
Consistência – TIM
Crédito da imagem no alto: ilustração produzida por Mobile Time com IA generativa