Os assistentes pessoais virtuais não serão ilhas isoladas, ou “jardins fechados”, como foram os sistemas de conteúdo móvel das operadoras no passado. É natural que eles se integrem por meio de APIs. E a Aura, assistente pessoal virtual da Telefônica lançada neste domingo, 25, em Barcelona, é uma das pioneiras nesse caminho. Durante a sua apresentação, foi anunciado que a Aura funcionará dentro do Google Assistente e da Cortana, que são os assistentes do Google e da Microsoft, respectivamente.

“Queremos estar aonde cliente estiver, mesmo que seja em outras plataformas. E um dos grandes canais é o ecossistema Android. Temos 120 milhões de assinantes da Telefônica usando aparelhos Android. Isso nos obriga a integrar a Aura a outros assistentes digitais”, explicou Chema Alonso, CDO do grupo Telefônica, durante evento de apresentação da Aura, em Barcelona.

No evento, foi demonstrada a integração com o Google Assistente. Uma vez iniciada a conversa com o bot do Google, basta o cliente dizer “quero falar com a Aura” e então é remetido para uma conversa com a Aura, em uma troca de robôs, mas dentro da mesma interface. Nesta nova conversa, o cliente consegue acessar uma série de dados relativos à sua conta na Telefônica. No caso da Cortana, a integração será feita primeiramente no Reino Unido, ao fim deste ano. E em 2019 será levada para outros mercados.

Vale lembrar que a Aura também será integrada com o Facebook Messenger. Mas, neste caso, ela é um contato, como outro qualquer, no telefone do usuário, a partir de uma curtida na página da Telefônica. E no Messenger os comandos são feitos por texto. A Aura está disponível através do Messenger para os clientes da Telefônica no Chile e na Alemanha. No Brasil, a conversa pelo Messenger acontece com a Vivi, arquétipo criado pela Vivo e que será unificada à Aura nos próximos meses.

 

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