A Telefónica e a Microsoft firmaram uma parceria para criar um ecossistema de aplicativos da Aura e levá-los para clientes do serviço de casas conectadas Movistar Home, de forma que os ajude a realizar tarefas do cotidiano. Nesta segunda-feira, 25, o novo acordo entre as duas empresas foca em combinar a plataforma de inteligência artificial da Vivo, a Azure Cognitive Services e o Azure AI.

Alguns exemplos de serviços com Aura, chamados de Aura Living Apps, foram apresentados por Chema Alonso, CDO da operadora.  Tais como: Movistar Car, que envia mapa do carro para a TV; Smart Wi-Fi, capaz de controlar dispositivos da casa em telas conectadas; Telefónica Cloud, que transmite imagens armazenadas na nuvem para as telas; Aura com Atlético de Madrid, que transmite informações do time para telas conectadas; a compra em segunda tela com o El Corte Inglés; e o check-in de voos da Air Europa em telas conectadas.

De acordo com José Maria Alavaréz-Palette, presidente do conselho e CEO da Telefónica, a concepção da empresa é mudar a rede como a conhecemos. Além de inserir soluções de rede como fibra e 5G, a companhia vê que, ao adicionar uma camada de inteligência artificial, a rede ficará mais robusta, pois aprenderá com dados de consumo dos usuários.

“A próxima fase da nossa parceria com a Telefónica será em incrementar o uso de AI para o usuário. É o caso de levar o ecossistema da Aura para casa”, completou Satya Nadella, CEO da Microsoft. “Eu acredito firmemente que a próxima fase da AI será confiança. Mas isso eu vejo como algo que se conquista, não o que você pede. Você precisa ganhar isso todo dia. É por isso que fazemos soluções e parcerias como essas, para alcançar o consumidor”.

Além de aplicações para casa, as duas companhias devem explorar os serviços de atendimento ao cliente, como call center, redes sociais e serviços web, além de outros dirigidos a empregados e provedores. Também está programada a criação de um grupo de trabalho em conjunto para desenvolver propriedades intelectuais de IA e machine learning para otimizar a performance e reduzir custos da rede.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!