De acordo com o CDO da Telefônica, Chema Alonso, a Aura, assistente virtual da operadora, está presente, no momento, em mais de 30 canais, com mais de 1 mil casos de uso, 2 milhões de MAUs, 6 milhões de conversações e 30 milhões de interações por mês.
No fim deste ano, Alonso projeta ter a Aura presente em mais de 50 canais de atendimento, mais de 1,5 mil casos de uso, 5 milhões de usuários ativos por mês (MAUs), 15 milhões de conversas mensais e 120 milhões de interações com consumidores.
A Telefónica quer aumentar a presença de sua solução de inteligência artificial, Aura, de seis para nove países até o fim de 2019. Os novos mercados não foram divulgados.
Brasil
O executivo destacou o Brasil como a operação que mais utiliza o Aura. Foram mais de 20 milhões de interações com seus usuários brasileiros em um ano. A informação foi apresentada por Christian Gebara, CEO da Vivo, durante o Mobile World Congress, nesta segunda-feira, 25, em Barcelona.
De acordo com o executivo, o serviço, que está baseado no motor de IA da Microsoft LUIS, foi recentemente adicionado ao call center da operadora para atender clientes do pré-pago. Nele, 22% dos usuários já resolvem questões sem intervenção humana, o sistema possui um nível de 70% de resolução feitas por celular e 90% de satisfação dos clientes, informou Gebara.
O CEO da Vivo destacou por fim o uso da solução via redes sociais, como conta detalhada pelo Facebook Messenger, integração total com o Google Assistente, e cinco casos de uso via WhatsApp, incluindo pedidos de segunda via. Lembra que o aplicativo Meu Vivo, porta de entrada para diversos usuários da operadora com a Aura, já possui 15 milhões de usuários únicos.